Trem de passageiros da Vale. Foto: Divulgação/Sindicato Matabase de Itabira

Itabira deverá ser contemplada com o novo trem noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), cuja operação está prevista para iniciar em janeiro de 2026, durante os meses de alta temporada. Para viabilizar o embarque dos itabiranos, a baldeação, já realizada no horário diurno, será estendida ao período noturno na Estação Desembargador Drummond, em Nova Era, garantindo o acesso ao novo serviço ferroviário. Inicialmente, Itabira ficaria de fora da operação noturna por conta do baldeio necessário entre a cidade e Nova Era. Mas, a Vale mudou de ideia, e resolveu autorizar a inclusão do trecho em caráter experimental, com atenção especial à demanda.

As passagens para o novo horário começam a ser vendidas em 15 de novembro. Entretanto, os horários das partidas, tanto de Belo Horizonte, como também de Itabira, ainda não foram divulgados, assim como também o horário noturno de regresso do trem de Cariacica (ES) para Minas Gerais (Belo Horizonte/Itabira, via Nova Era). A conquista é pela antecipação pela União da renovação da concessão do trecho ferroviário. A EFVM já realiza diariamente o trajeto entre Minas Gerais e Espírito Santo, percorrendo 664 km em 42 municípios. No mesmo horário em que um trem parte sentido litoral, outro parte no sentido contrário. Essas operações diurnas também estão mantidas.

O novo horário surge como resposta à crescente demanda nos meses de férias e feriados. A expectativa é que o número de passageiros salte de uma média mensal de 70 mil para até 100 mil. A medida está prevista no contrato de antecipação da concessão da ferrovia, acordo firmado entre a Vale e o governo federal que prorrogou, com antecedência, a concessão da EFVM por mais 30 anos a partir de 2027. Em troca, a empresa que opera o trecho se comprometeu a realizar investimentos e melhorias na malha ferroviária, incluindo a ampliação da oferta de transporte de passageiros. Além da inclusão de Itabira no novo horário noturno, trabalhadores, aposentados e pensionistas da Vale serão contemplados.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.