Orquestra da FCCDA. Foto: Divulgação

Reta final na 24ª edição da Semana Drummondiana. O evento reúne programação diversificada, de cunho artístico, reunindo poesia em atividades para o público de todas as idades, e de forma gratuita. O evento tem como foco principal a formação literária nas escolas municipais, levando a obra e o universo do “Poeta Maior” Carlos Drummond de Andrade para crianças e adolescentes de Itabira, por meio de oficinas, palestras e vivências artísticas.

Itabira segue imersa na poesia e na arte com a programação no fim de semana, promovida pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). As atividades de sexta-feira (24) a domingo (26), com música, teatro, performance, literatura e rodas de conversa, ocupam diferentes espaços culturais. Dia 24, às 19h30, acontece o Sarau Literomusical dos Músicos da Orquestra da FCCDA e dos Drummonzinhos, no Deck da instituição.

Pigmalião Escultura que Mexe. Foto: FCCDA

O encontro promete uma noite regada a poesia e música, celebrando a formação e o talento dos alunos e professores do projeto musical desenvolvido pela FCCDA. Dia 25, as atividades se estendem ao longo da data. A oficina “Pintando na Biblioteca”, de João Vieira, será às 9h, na Biblioteca Pública Municipal Luiz Camilo de Oliveira Netto, voltada para as crianças, propondo criatividade e experimentação artística, no universo drummondiano.

Às 11h, na Casa de Drummond, a roda de conversa “Farmacologia Poética”, com Delci Cristina, Graça Lima, Gisele Assis Castro Goulart e Ana Paula Mota, discutindo as relações entre ciência, poesia e sensibilidade humana. Na Fazenda do Pontal, duas apresentações: às 14h, Rafael Santos e Souza apresenta: “A Fazenda que Desapareceu do Mapa”; e às 15h, o encontro “Amigos de Itabira”, com Nilma Meireles Leite e Gesner Ilário dos Santos.

Leandro César. Foto: FCCDA

Após o evento repleto de contações de histórias, poesia e música, e no encerramento da programação no sábado, o Espaço Cultural Luar Azul apresenta o espetáculo teatral “[Des]Tempo”, às 19h30, na Casa do Brás. A peça, indicada para maiores de 12 anos, propõe uma reflexão sobre o tempo e a memória, elementos sempre presentes na obra drummondiana. No domingo (26), a praça Acrísio Alvarenga conta com eventos voltados para toda a família.

A grade de programação oferece também a partir das 15h, a apresentação do grupo “Pigmalião Escultura que Mexe”, que vai apresentar o espetáculo infantil, denominado “Seu Geraldo – Voz e Violão”, misturando a arte teatral, a música e a manipulação de bonecos em uma experiência lúdica e encantadora. Na sequência, às 16h30, o músico Leandro César sobe ao palco com seu violão em um show que dialoga com a natureza e a poesia do cotidiano.

Giselle Couto. Foto: FCCDA

E para encerrar a 24ª edição do evento, neste final de semana, às 18h, a cantora Giselle Couto comanda uma roda de samba repleta de energia e brasilidade. A Semana Drummondiana de 2025 reafirma o compromisso em valorizar a arte, a poesia e a formação cultural, fortalecendo os vínculos entre os moradores da cidade e seus visitantes, com o legado deixado por Drummond, com realização da FCCDA, por intermédio da Prefeitura de Itabira.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.