Flitabira traz grandes nomes da literatura nacional e internacional

Foto: Ane Reis
O 5º Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira) entra no ritmo de debates, lançamentos e música nesta quinta-feira (30). O segundo dia do evento marca o início da programação local, com autores itabiranos em rodas de conversa, e o dia de autógrafos, reunindo escritores de diferentes partes do país e do exterior. No evento nacional/internacional, grandes nomes da literatura: Conceição Evaristo, Jeferson Tenório, Itamar Vieira Junior e Ignácio de Loyola Brandão, participam de mesas que exploram temas como ancestralidade, memória e o poder transformador da palavra.
À noite, o público se despede ao som do espetáculo “Xirê: Herança Ancestral”, com Acauã Ranne, no Coreto. A programação deste segundo dia do festival começa às 8h, com apresentações infantojuvenis, que seguem até a parte da tarde. Às 11h, começa a Programação Local, que acontece no Auditório da Biblioteca e conta com mesas de bate-papo como “Rosa do Povo – política, memória, história, amor e literatura”, com a participação de Maxsandro Ferreira Soares, Graça Lima e Delci Cristina. No fim da tarde, escritores conversam sob a mediação de Afonso Borges.
O tema “Futuridade, ancestralidade e a irracionalidade da imaginação” será abordado. Em seguida, às 17h, mais quatro rodas de conversa ao longo da noite, das quais participam escritores como Dona Rosinha (Rosimeira Álvares de Souza), Conceição Evaristo, Luana Tolentino, Isabela Noronha, Silvana Tavano, Teresa Cárdenas, Myriam Scotti, Cláudia Flor D’Maria e Ignácio de Loyola Brandão. À noite, tem ainda Programação Musical, com a apresentação de Acauã Ranne – Xirê: Herança Ancestral, no Coreto, às 20h30. Os eventos são na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Programação
15h: Morgana Kretzmann e Paulo Scott, mediação Leo Cunha – Ensino Fundamental – 9 e 10 anos – Local: Teatro.
16h: Rosa do Povo – política, memória, história, amor e literatura – Maxsandro Ferreira Soares, Graça Lima e Delci Cristina (Mediação) – Local: Auditório da Biblioteca.
17h: Sérgio Abranches, Jeferson Tenório, Bianca Santana e Afonso Borges (Mediação) – Tema: Futuridade, ancestralidade e a irracionalidade da imaginação. Local: Teatro.
18h: Dona Rosinha, Conceição Evaristo, Fabiano Piúba e Luana Tolentino (Mediação) – Sobre o livro “Memórias do meu Quilombo” – Tema: Memórias do meu Quilombo. Local: Teatro.
19h: Isabela Noronha, Silvana Tavano, Teresa Cárdenas e Afonso Borges (Mediação) – Tema: Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo. Local: Teatro.
20h: Airton Souza, Myriam Scotti, Cláudia Flor D’Maria e Lívia Sant’Anna Vaz (Mediação) – Tema: Oralidade e escrevivência: tecendo saberes e memórias socioculturais. Local: Teatro.
21h: Conceição Evaristo, Itamar Vieira Junior, Ignácio de Loyola Brandão e Sérgio Abranches (Mediação) – Tema: A ficção entre a denúncia e o testemunho. Local: Teatro.
20h30: Acauã Ranne – Xirê: Herança Ancestral – Local: Coreto.
Autógrafos
15h: Cláudio Guerra
16h: Maiza Silva
17h: Rosemara de Mont e Márcia Rosa.
18h: Jairo Martins de Souza e Raik
19h: Fabiano Piúba e Dona Rosinha.
20h: Teresa Cárdenas, Silvana Tovano e Isabela Noronha.
21h: Cláudia Flor D’Maria, Myriam Scotti e Aírton Souza.
22h: Ignácio de Loyola Brandão, Itamar Vieira Jr. e Conceição Evaristo.
Reportagem: Euclides Éder

