HNSD realiza intercâmbio de conhecimento com Hospital Margarida de Monlevade

Foto: Comunicação/HNSD
A Agência Transfusional do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) recebeu no dia 1º de dezembro a biomédica Jéssica Assunção, responsável pela Agência Transfusional do Hospital Margarida de João Monlevade, acompanhada da estagiária de biomedicina, Marcelly Diniz, para uma visita técnica voltada ao compartilhamento de práticas e conhecimentos entre as instituições de saúde, referência na região.
O encontro teve como finalidade levar aos representantes da Unidade Hospitalar monlevadense o funcionamento da metodologia de cartela, atualmente utilizada no HNSD para testes imuno-hematológicos. No Hospital Margarida, é aplicado o método em tubos, considerado mais tradicional, e a equipe avalia a possibilidade de migração para o processo mais moderno.

Foto: Comunicação/HNSD
Durante a visita, a farmacêutica coordenadora da Agência Transfusional do HNSD, Izabel Guerra, e a biomédica da agência, Karine Souza, apresentaram todo o fluxo de trabalho adotado, incluindo protocolos, rotina de análises, padronizações, critérios de validação e o passo a passo da metodologia de cartela. As visitantes também acompanharam demonstrações práticas e esclareceram dúvidas.
“Essa visita é de grande importância para aprimorar nossos conhecimentos. Tivemos a oportunidade de entender a metodologia utilizada pelo HNSD e avaliar sua aplicabilidade em nossa instituição. A troca de experiências só fortalece o trabalho em prol da segurança transfusional”, destacou Jéssica Assunção, celebrando os benefícios da implementação deste novo e mais moderno método de trabalho.

Foto: Comunicação/HNSD
A iniciativa reforça o compromisso do HNSD em estimular o desenvolvimento técnico-científico e promover a integração entre profissionais da saúde de instituições diferentes, mas com a mesma finalidade, a saúde do cliente, contribuindo para a melhoria contínua dos serviços oferecidos. E a instituição itabirana segue aberta ao diálogo e às parcerias que impulsionem boas práticas assistenciais no segmento.
Reportagem: Euclides Éder

