ETA Gatos volta a funcionar normalmente após reparo nos motores

Foto: Ascom/Saae
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) informou que a manutenção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos foi concluída e o bombeamento do sistema foi retomado no final da tarde desta quinta-feira (18). O abastecimento ocorre de forma gradativa nas ligações atendidas pela ferramenta. A ETA tinha sido paralisada após a queima dos motores de dois conjuntos de bombas, provocada por alagamento ocorrido em decorrência das fortes chuvas.

Foto: Ascom/Saae
O sistema hídrico opera com duas bombas, e dois motores desses equipamentos sofreram danos, sendo que um deles com queima total. Para possibilitar o retorno das operações, a Vale emprestou temporariamente um motor. O outro, pertencente à própria ETA. O equipamento passou por processo técnico de secagem, necessário para restaurar suas condições de funcionamento e garantir a segurança ao sistema. Esse processo envolve a remoção completa da umidade.

Foto: Ascom/Saae
Nesse procedimento, há o objetivo de restabelecer o nível adequado de isolamento e prevenir falhas futuras, incluindo sua desmontagem, permitindo acesso interno, seguida de limpeza minuciosa e detalhada. Na sequência, o motor passou por secagem em estufa, método profissional, com temperatura controlada. O sistema adotado pelo Saae é considerado o mais eficaz para esse tipo de recuperação. Ambos os motores já estão instalados e em funcionamento.

Foto: Ascom/Saae
A autarquia mantém o trâmite necessário para a aquisição do novo motor, que irá substituir o equipamento da Vale. A instalação vai garantir maior estabilidade e segurança ao sistema. Mesmo com essa retomada, o abastecimento não ocorre de forma imediata. A água chega aos bairros de forma progressiva, à medida que os reservatórios são novamente abastecidos e a rede de distribuição é reequilibrada, e será necessário um tempo maior até que todas as ligações sejam restabelecidas.
Reportagem: Euclides Éder

