Foto: Bléia Campos

Com a proximidade do início do ano letivo, a Coordenadoria Municipal de Transportes e Trânsito (Transita) convoca proprietários de veículos cadastrados no serviço de transporte escolar e motoristas para a inspeção obrigatória veicular referente ao 1º semestre de 2026. A atividade começou nesta segunda-feira (19) e pode ser feita em dias úteis, das 8h às 16h, até 28 de janeiro, na rua Joaquim Valadares, 557, bairro Bela Vista.

Foto: Arquivo

A ação cumpre o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e legislação municipal, assegurando que o transporte de estudantes seja feito em condições seguras. Durante a inspeção, serão avaliados itens como cintos de segurança, janelas, poltronas, saídas de emergência, freios, suspensão, estrutura do veículo, documentação e equipamentos obrigatórios. A previsão é que 80 veículos passem pela vistoria.

Foto: Arquivo

A ordem de serviço da Transita é obrigatória. Os condutores devem retirá-lá no órgão de trânsito, que fica na sede da Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria Urbana, na rua Ireni Barbosa, 66, bairro Pará, entre 8h e 11h, e das 14h até às 16h.  “A vistoria é um cuidado essencial para prevenir acidentes e manter a confiança das famílias no serviço prestado”, explica o diretor de transporte da Transita, Estevam José de Oliveira.

Foto: Arquivo

O veículo que não for inspecionado dentro do prazo estabelecido ficará impedido de prestar o serviço de transporte escolar. Em caso de descumprimento, o responsável poderá ser autuado e ter o veículo recolhido, conforme determina a legislação. Quando tiver fim o recesso escolar, os agentes da Transita irão ampliar a fiscalização próxima aos estabelecimentos de ensino. O objetivo principal é a segurança dos estudantes.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.