Rede via celular na BR-381: usuários devem habilitar o roaming nos aparelhos

Foto: Nova 381
O projeto de ampliação da cobertura de telefonia móvel realizado pela Concessionária de Rodovia que administra a BR-381 tem mudanças. Os usuários e as equipes operacionais devem habilitar o roaming nos aparelhos. Foram instaladas 26 novas torres, além da modernização de outras já existentes, totalizando 78 estruturas para cobertura de sinal longo da rodovia. Ao acessar o sinal, é necessário manter a função ativa.
Além de melhorar a comunicação das equipes, o sistema também contribui diretamente para a segurança viária. Com sinal contínuo ao longo do trecho, os usuários conseguem solicitar apoio com mais rapidez em situações de emergência, enquanto equipamentos e câmeras de monitoramento mantêm conexão permanente com o Centro de Controle Operacional (CCO). A Concessionária avançou na ampliação do serviço.
“A aceleração de uma transformação operacional começa com o avanço da conectividade que melhora o atendimento das equipes médicas e de resgate. Hoje, conseguimos oferecer uma comunicação digital para os usuários e também para comunidades, propriedades rurais, escolas e unidades básicas de saúde localizadas próximas à rodovia”, explica o gerente executivo da empresa, Moisés Sathler Garcia Vieira dos Santos.
Após a conclusão da primeira etapa, as demais operadoras homologadas no Brasil já integram o sistema. Inicialmente, entrou em operação a parceria com a TIM, que possuía, em contrato, prazo de 180 dias para a implementação. Outras operadoras já aderiram ao projeto, permitindo a conclusão da ampliação e contemplando usuários das operadoras Claro, Vivo e TIM, completando assim todas as prestadoras.
A antecipação não foi apenas temporal, mas uma ferramenta de segurança. O executivo destaca que a conectividade trouxe relevantes benefícios. “A rodovia se torna mais segura com conectividade contínua. Empresas conseguem monitorar sua frota e acompanhar a carga em tempo real durante todo o trajeto. Isso traz mais eficiência operacional e mais segurança para o transporte”, finaliza Moisés dos Santos.
Reportagem: Euclides Éder

