Semana da Música com a apresentação da Big Band e workshop ministrado por LIMMA
Big Band. Foto: Divulgação/FCCDA
A 11ª Semana da Música de Itabira segue com programação intensa e de qualidade artística, levando ao público experiências musicais diversificadas. Nesta terça-feira (19), 19h, destaque para a apresentação da Big Band do Cefart e o workshop ministrado por LIMMA, músico itabirano de trajetória reconhecida nacionalmente. O evento ocorre na praça Acrísio Alvarenga.
Criada para a formação dos alunos do curso de música do Centro de Formação Artística e Tecnológica da Fundação Clóvis Salgado (Cefart), a Big Band alia ensino e performance, inspirando-se nas tradicionais orquestras de jazz norte-americanas. Com uma formação típica de big bands, composta por saxofones, trompetes, trombones, piano, contrabaixo, guitarra, bateria e voz.
O grupo aposta na diversidade sonora para ampliar a experiência musical de seus integrantes. O repertório passeia por ritmos brasileiros e internacionais, como samba, bossa nova, soul, MPB e funk, incluindo obras de grandes mestres como Tom Jobim, Pixinguinha, Richard Rodgers e George Gershwin. O resultado é um verdadeiro diálogo entre o jazz e a MPB.
Além da Big Band (evento gratuito), a programação desta terça-feira, também traz o workshop “Muito além do piano: timbres e linguagens no teclado”. LIMMA é multi-instrumentista com mais de 25 anos de experiência, requisitado por grandes produtores musicais e, desde 2019. A atividade acontece na Casa do Brás, sede da Escola Livre de Música.
“Trazer a Big Band do Cefart e um artista itabirano como LIMMA valoriza tanto a excelência da formação musical quanto o talento local. É uma oportunidade única para que a comunidade vivencie experiências de alto nível e, ao mesmo tempo, se reconheça nesse processo cultural,” disse Vanessa Faria, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Reportagem: Euclides Éder