PM realiza operações de combate ao uso de som excessivo nas ruas
Foto: Agência de Comunicação Organizacional/PM
No final de semana, a Polícia Militar realizou operações para coibir perturbação do sossego no bairro Boa Esperança e na vila Paciência, em Itabira. As operações foram desencadeadas após denúncias e reclamações da comunidade. Durante a fiscalização, foram identificados: motocicleta com descarga adulterada, emitindo ruído excessivo, e carro com som automotivo em volume incompatível, caracterizando perturbação do sossego.
Foto: Agência de Comunicação Organizacional/PM
Os condutores receberam voz de prisão e, após assinarem Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) assumindo compromisso de comparecer em juízo quando acionados, foram liberados. A perturbação do sossego, segundo a Lei das Contravenções Penais, pode gerar prisão simples de 15 dias a três meses, ou multa, que pode alcançar até R$ 200 mil, dependendo da gravidade, local e reincidência.
Foto: Agência de Comunicação Organizacional/PM
Moto adulterada
Nesta segunda-feira (15), um menor com 17 anos, foi localizado pela PM na rua Suécia, bairro São Marcos, com uma moto adulterada: Honda/Fan de 125cc. Os agentes reconheceram mudanças no motor. A captura ocorreu durante atividade de patrulhamento. A motocicleta estava em mau estado de conservação, sem para-lamas, com placa amassada e escapamento emitindo ruído excessivo.
Foto: Agência de Comunicação Organizacional/PM
Os militares alegaram que esse conjunto de características comumente associadas a veículos utilizados na prática de manobras perigosas. Na vistoria, foi constatado motor diferente do registrado nos documentos. Tal configuração é crime de adulteração no sinal identificador automotor (artigo 311 do Código Penal). O suspeito foi apreendido e conduzido à Delegacia. A motocicleta foi removida ao pátio credenciado pela Polícia Civil.
Reportagem: Euclides Éder