35 anos do SUS: HMCC celebra avanços no atendimento à população de 13 cidades
HMCC. Foto: FSFX
Em 2025, o Sistema Único de Saúde (SUS) completa 35 anos, um marco que reforça a importância da saúde pública universal e gratuita no Brasil. Em Itabira e região, o Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) é um dos grandes protagonistas dessa história. Desde 2016 sob gestão da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), a unidade é 100% dedicada ao SUS e referência no atendimento à população de 13 cidades.
Com 119 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o Hospital Geral atende a uma população de cerca de 225 mil habitantes de Itabira e de outros 12 municípios da microrregião de saúde. A estrutura inclui ambulatório, internação, maternidade, serviços de imagem e diagnóstico, laboratório de análises clínicas e centro cirúrgico com quatro salas.
Guichês da recepção do HMCC
Nos últimos anos, sob a gestão da FSFX, o HMCC passou por importantes melhorias, como a modernização da maternidade, a implantação do registro civil de recém-nascidos dentro da unidade, a oferta da triagem auditiva neonatal e a consolidação de protocolos de atendimento a vítimas de violência sexual, e responde atualmente por 55% das internações do SUS.
O HMCC oferece ampla gama de especialidades médicas, entre elas ginecologia e obstetrícia, nefrologia, endocrinologia, infectologia, oftalmologia, pediatria, neurologia, otorrinolaringologia, urologia, além das cirurgias geral, vascular e bucomaxilo. O cuidado é garantido por um corpo clínico de cerca de 150 médicos e uma equipe de aproximadamente 500 colaboradores multidisciplinares e administrativos.
Flaviano Feu Ventorim. Crédito: FSFX
“O SUS é um patrimônio do povo brasileiro e chega aos 35 anos mostrando sua força e relevância. Temos muito orgulho, como FSFX, de gerir um hospital 100% SUS, que leva atendimento de qualidade, humanizado e resolutivo a milhares de pessoas. Cada número conquistado é resultado de uma gestão séria e de profissionais comprometidos com a saúde da população”, diz o diretor-presidente da FSFX, Flaviano Ventorim.
Os números do último ano demonstram a relevância da instituição: mais de 40 mil consultas realizadas, quase 50 mil exames de imagem, 9 mil exames de anatomia e mais de 238 mil análises clínicas. Somente em 2024, foram 972 partos realizados, mais de 60% deles de forma natural, e cerca de 1.700 atendimentos no Pronto Socorro Obstétrico. Somente no primeiro semestre do ano, foram mais de 130 mil exames laboratoriais.
Equipe do HMCC. Fonte: FSFX. Foto: Arquivo
No HMCC, ainda há métodos gráficos e de diagnóstico, além de aproximadamente quatro mil cirurgias na unidade itabirana; o que significa a média de três mil atendimentos obstétricos e cerca de 2.700 internações. A presença e a atuação do HMCC simbolizam a importância do SUS para o acesso integral à saúde, reafirmando o compromisso da FSFX de garantir um tratamento digno e humanizado a todos os cidadãos, sem distinção.
Reportagem: Euclides Éder