Debate acalorado na Câmara de Itabira sobre proibição de shows com apologia a violência
Foto: Jéssica Paiva/CMI
A Câmara Municipal de Itabira realizou, nesta terça-feira (30), a 35ª Reunião Ordinária. O principal destaque foi a acalorada discussão sobre o Projeto de Lei que proíbe a contratação, com recursos públicos, de shows e artistas cujas apresentações contenham apologia ao crime organizado, uso de drogas, incitação à violência ou conteúdos de natureza sexual. O texto surgiu pelo vereador Cidnei Camilo Rabelo “Didi”, e teve parecer favorável. A matéria contou com emendas de Bernardo de Souza Rosa.
Foto: Jéssica Paiva/CMI
Além desse tema, os parlamentares apreciaram projetos que denominam o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Pedreira como “Vovó Jejulia” e a via de acesso à comunidade rural do Buieie como “Dona Naná”. Também foi discutida a criação da Semana Municipal da Gentileza e Generosidade, de autoria da vereadora Dulce Citi Oliveira, e a declaração de utilidade pública da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Trampolim de Itabira, proposta pelo vereador Bernardo Rosa.
Diretor da Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, Fabrício Batista
Apagão docente
O diretor da Escola Estadual Antônio Linhares Guerra, Fabrício Batista, fez o uso da tribuna para destacar o que chamou de “apagão docente”, evidenciado pela ausência de cursos de licenciatura e pessoas buscando essa qualificação universitária, o que impacta na falta da substituição de novos profissionais de educação. “A Unifei, por exemplo, será procurada para analisar ter em sua grade, as licenciaturas. O que adianta ter engenheiros e faltar professores de engenharia,” ressaltou, ao atender convite de Reinaldo Lacerda.
Foto: Jéssica Paiva/CMI
Foi aprovada moção de aplausos à Ângela Sueli Barbosa, em reconhecimento à trajetória. Foram apresentadas indicações ao Poder Executivo, como: a abertura de via e implantação de retorno na avenida João Pinheiro, no bairro Quatorze de Fevereiro, e a extensão da rede de abastecimento de água na rua dos Industriais, nas proximidades da MG-129. A Câmara de Itabira prestigiou, na sexta-feira (26), o lançamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) n.º18, na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA).
Reportagem: Euclides Éder