Balanço dos atendimentos em setembro, no Procon da Câmara de São Gonçalo
Crédito: CMSGRA
O Procon da Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo segue auxiliando a população do município. O órgão realizou, no mês de setembro, 29 atendimentos, ofertados pelos profissionais da sede do Poder Legislativo Municipal. Da demanda, 20 delas foram resolvidas mediante contato telefônico ou envio de e-mail, com os consumidores recebendo orientação. Enquanto nove atendimentos se encontram em situação pendente.
Permanecem em aberto, cinco demandas de agosto, quatro demandas do mês de julho, três demandas do mês de junho. As demandas não solucionadas aguardam manifestação por parte das empresas reclamadas. A demanda mais requisitada foi em relação a cobranças indevidas ou desconhecidas, superando os atendimentos relacionados à devolução, troca ou cancelamento de produtos e serviços do mês anterior.
Confira no gráfico a seguir:
Fonte: Marco Antônio Bicalho/Assessoria de Comunicação
Dentre as cobranças indevidas, partiu de bancos e associações financeiras. Seis demandas foram resolvidas, e quatro aguardam retorno. Quanto à devolução, troca, reembolso ou cancelamento de produto/serviço, quatro situações foram resolvidas e outras quatro seguem aguardando retorno. Em relação às situações envolvendo Cadastro de Pessoa Física (CPF), três das negociações de dívidas foram concluídas e uma aguarda resposta.
Todas as tratativas foram resolvidas para consulta de: orientações, esclarecimentos de dúvidas e análises documentais. Há 12 anos, a ferramenta de defesa dos direitos do consumidor atua através da estrutura ofertada na Câmara de São Gonçalo do Rio Abaixo, fornecendo serviços de orientação e defesa do consumidor são-gonçalense, com incontáveis casos sendo solucionados pelos profissionais da Casa Legislativa.
Reportagem: Euclides Éder