Campus Itabira recebe Simpósio de Iniciação Científica da Unifei
Concomitantemente nos campi do Sul de Minas e em Itabira, ocorreu entre seis e oito de novembro, na Universidade Federal de Itajubá (Unifei) a 6ª edição do Simpósio de Iniciação Científica. O evento é organização da Diretoria de Pesquisa, que faz parte da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, com parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para a comunidade docente e discente.
Com o tema “Ciência como ferramenta de transformação da sociedade”, o evento contou com diversas palestras e exposição de pôsteres de trabalhos realizados pelos alunos. A participação no evento e apresentação do trabalho é uma etapa obrigatória para a conclusão da Iniciação Científica da Universidade Federal, no Programa Institucional da instituição de ensino nos programas: Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, e de Iniciação Científica Voluntária.
Campus Itabira
Em Itabira, as sessões ocorreram no hall do prédio José de Alencar. A primeira sessão contou com trabalhos nas áreas de Climatologia e Meteorologia, das Engenharias Civil, Sanitária, Ambiental, de Materiais, Metalúrgia e Mecânica. Na segunda sessão de pôsteres teve apresentação de trabalhos nas áreas das Engenharias: da Computação, Elétrica, Eletrônica, Controle e Automação e de Produção, além de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
O Simpósio teve como objetivo divulgar os resultados das pesquisas dos discentes vinculados aos programas de Iniciação Científica, mencionados, e para incentivar outros alunos a se envolverem em projetos de pesquisa. As exposições dos pôsteres e apresentações dos trabalhos ocorreram de forma presencial nos dois campi da Universidade Federal. As palestras e demais atividades foram realizadas de maneira remota. Todas as discussões, análises e mesas redondas estão disponíveis no Youtube da Unifei.
Reportagem: Euclides Éder