A prefeitura de Itabira em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG, Regional Vale do Aço e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial SENAI lançaram no último dia 21 no auditório do UNIFUNCESI o programa “Qualifica Itabira”. A iniciativa tem como objetivo a formação de mão de obra geração de emprego e renda para jovens a partir de 16. Ao todo serão 900 vagas e 45o turmas nas modalidades. Qualificação, iniciação, aperfeiçoamento e técnico. Os cursos de preparação para ingressar no mercado de trabalho serão divididos por etapas até 2024. A primeira parte do projeto que contou com 1985 inscritos teve início semana passada dia 13 de novembro com 140 vagas para os cursos de Aplicação e Desenvolvimento de Arduíno, Leitura, interpretação de Desenho Técnico, Pacote Office, Soldagem por eletrodo, revestimento, eletricista industrial e serralheria por intermédio do SENAI. O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, destacou os avanços na capacitação de mão de obra para o mercado cada vez mais exigente. A entrevista foi concedida a jornalista Denise Carvalho.

“Bom, é a maior parceria de Itabira com a FIEMG e com o SENAI de todos os tempos. Na verdade o SENAI estava quase morrendo na cidade e é um renascimento e um renascimento com qualificação, com quase mil vagas e principalmente com uma diversidade de cursos técnicos importantes da indústria 4.0 mais os cursos tradicionais fazendo com que os jovens de Itabira tenham de fato opções, pra se formarem tecnicamente e que existe uma tendência de técnicos já e se ingressarem no mercado de trabalho e com a tendência de ter bons salários inclusive. Na Europa, por exemplo, o o técnico hoje ganha mais do que um engenheiro, porque são eles que tocam as indústrias efetivamente. Então, isso faz parte desse grande programa de capacitação profissional pros jovens em Itabira. Já são hoje agora com o SENAI voltando forte pra cidade. São quase três mil jovens, principalmente, cursando, fazendo cursos de capacitação profissional na nossa cidade e isso nos aponta pro futuro. Nós precisamos de investir nas pessoas, digo isso sempre, desde a educação infantil, da educação básica, aos cursos técnicos, da universidade, preparar Itabira, preparar o itabirano pra que ele possa contribuir fortemente com o desenvolvimento da nossa cidade, com a diversificação econômica, o desenvolvimento social e econômico. Então é uma alegria muito grande ver a FIEMG de volta a Itabira e principalmente de ver o SENAI forte, o SENAI que fez parte da vida de tantos itabiranos trabalhadores da Vale e que volta com muita força pra nossa cidade apontando Itabira pro futuro e nos ajudando a construir essa jornada da diversificação econômica.”

Interessados em ingressar na ferramenta devem se preparar para as inscrições e serão reabertas para 2024. Interessados no procedimento para fazer parte do programa Qualifica Itabira do próximo ano devem ficar atentos porque o prazo será aberto ainda essa semana. Serão trinta por cento das vagas destinadas a pessoas beneficiadas pelo CadÚnico para programas sociais do Governo Federal.

Com contribuição da coordenadoria de comunicação social da prefeitura de Itabira.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin