O programa “Qualifica Itabira” parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), para promover qualificação profissional, abriu vagas para cursos gratuitos. O objetivo é promover formação de mão de obra específica, gerando emprego e renda para jovens a partir de 16 anos. As inscrições para a segunda etapa estão disponíveis. Detalhes, e como se inscrever podem clicar aqui.

Arte: Prefeitura de Itabira

O público alvo são pessoas Interessadas em aprimorar conhecimentos, além de adquirir novas habilidades, para ingressar no mercado de trabalho, retornar ou empreender. É necessário que o interessado se certifique dos requisitos específicos para cada curso. O aluno que se enquadra no perfil de vulnerabilidade social através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu território, pode se inscrever nos 12 cursos.

Arte: Prefeitura de Itabira

As opções são: Controlador Lógico Programável; Instrumentação Industrial; Eletricista de Instalações Prediais; Mecânico de Manutenção de Máquinas Industriais; Assistente Administrativo; Assentador de Revestimentos Cerâmicos; Iniciação Profissional Básica em Panificação; Confeitaria; Operação de Empilhadeira; Conectando Indústria 4.0; Montagem e Operação de Impressora 3D; e IIoT (Internet das Coisas).

Arte: Prefeitura de Itabira

Ao todo serão oferecidas 900 vagas em 39 cursos, de forma gradativa até o final de 2024. O aprendizado é formado por Trilhas de Conhecimento. As aulas podem ser pela manhã, tarde ou a noite, com carga horária específica para cada modalidade. As vagas são limitadas e 30% são destinadas a usuários do Cadastro Único (CadÚnico), na parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico, e de Assistência Social.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin