O vitrinismo é uma das vertentes de marketing e diz respeito a técnicas utilizadas na montagem e exposição a fim de obter melhores resultados possíveis na negociação de produtos nas lojas. Uma das estratégias mais conhecidas e técnicas de decoração para atrair mais clientes para as lojas estimulando as chances de compras, aumentando também as margens de lucro dos comerciantes. Tendo essa visão, a câmara de dirigentes lojistas, a CDL Itabira realiza o concurso de vitrinismo na campanha Show de Natal. O empresário para participar precisa se inscreve na entidade de classe fotografar, enviar o material para o endereço de e-mail do concurso. Todos os participantes da campanha e associados podem concorrer, quem escolherá será o público através da plataforma cdldeitabira.com.br, válido um voto por CPF. A arquiteta e vitrinista Mariana Magalhães foi convidada para orientar os comerciantes concorrentes. Ela explica a importância de valorizar esta técnica do vitrinismo.

“Então, eu tenho 15 anos de formação em arquitetura e apaixonada com Natal. A minha mãe teve loja, então eu aprendi muito com ela sobre e a importância de expor uma mercadoria e de uma iluminação interessante pra valorizar e uma decoração temática também, nas datas comemorativas como dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais, o Natal.”

Mariana, as pessoas costumam namorar as vitrines antes de entrar. Isso acontece também nas redes sociais, pessoa costuma olhar o Instagram da loja e depois ver a vitrine. Dá pra trabalhar os dois simultaneamente a vitrine e a rede social?

“Claro. Hoje em dia a venda é virtual é muito maior do que a física. E a gente falo que investindo em vitrines a gente está trazendo o físico pra dentro da loja. E aí eles estão aumentando as vendas também. E é um carinho muito especial quando você chega numa loja bem montada, uma loja bem projetada. Eu como arquiteta também falo isso eh é um carinho assim muito especial, o cliente se sente acolhido nesse lugar.”

Além da montagem de mostrar os produtos e ter iluminação. É importante ter também criatividade?

“Com certeza. Eu inovo em materiais porque o investimento não pode ser tão grande, né? Porque são várias datas comemorativas. E também hoje eu faço locações de enfeites. Porque aí o custo pro comerciante fica sendo menor.”

Queria pegar um outro prisma sobre essa questão de vitrine. Hoje o colaborador, especialista em montar uma bela vitrine, ele tem garantido vaga no mercado de trabalho?

“Tem, hoje em dia omeu setor tá aumentando a cada ano 200%, do ano passado de vitrine e também pra residências hoje todo mundo tá querendo uma decoração diferente a cada ano, muitas vezes as pessoas não tem lugar pra guardar ou não querem investir numa decoração anual, então acabam também me chamando pra tá locando essas peças e aí em cada ano tem uma decoração diferente.”

Reportagem: Euclides Éder

Ouça na íntegra:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.