Começou hoje, dia 26/12, e vai até 12 de janeiro, o período para confirmar matrículas na rede estadual de Minas.

A confirmação deve ser feita de forma presencial na secretaria da escola indicada pelo Sucem e a lista de documentos está disponível em http://educacao.mg.gov.br

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, disponibilizou no dia 5 de dezembro o resultado do Cadastro Escolar 2024, ação que encaminha os estudantes que pretendem ingressar na rede pública de ensino ou desejam mudar de escola. Os dados para consulta ao Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para a Matrícula (Sucem) já estão disponíveis no site.

O Cadastro Escolar 2024 também é destinado aos estudantes que pretendem ingressar no Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), em cursos da Educação Profissional em uma escola da rede estadual, ou ainda desejam retomar os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Consulta

Para saber a escola para qual escola foi encaminhado, o estudante ou o responsável deve informar o número de inscrição e data de nascimento do candidato no sistema. Quem tiver perdido o número de inscrição pode recuperá-lo no próprio site do cadastro, basta clicar em  “esqueci meu número de incrição”, informar  nome completo, tipo de ensino, data de  nascimento e nome do pai ou mãe.

Matrículas

A matrícula na rede estadual acontece entre os dias 26 de dezembro deste ano a 12 de janeiro de 2024. O encaminhamento dos alunos inscritos no Sucem foi realizado de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino oferecido.

Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a documentação listada na Resolução SEE nº 4.917/2023 e procurar a unidade escolar para qual foi direcionado, de acordo com o encaminhamento realizado pelo Sucem. Já a confirmação das matrículas da rede municipal de ensino se dará conforme o cronograma de cada secretaria municipal de educação.

Renovação

Neste ano, o processo de Renovação da Matrícula é automático para quem já se encontra matriculado e é frequente em uma escola da rede estadual de ensino. No caso dos estudantes matriculados na rede municipal que aderiram ao Sucem, os critérios de renovação variam e são estabelecidos pelo próprio município. Portanto, famílias e estudantes devem entrar em contato com a rede de ensino municipal para mais informações.

Em todo o estado, mais de 700 municípios aderiram ao Sucem. A lista com todos os municípios pode ser acessada neste link. O sistema indica as escolas estaduais e municipais mais próximas do endereço informado do candidato, de acordo com a etapa de ensino pretendida. Nos municípios em que não houve a adesão ao Sucem o sistema exibirá apenas as escolas estaduais.

Vagas remanescentes 

Os estudantes que perderam o prazo de inscrição entre os meses de outubro e novembro poderão tentar novamente no período de 22 de janeiro a 2 de fevereiro pelo site. Nas vagas excedentes o encaminhamento será realizado de acordo com a disponibilidade nas escolas da região ao endereço do estudante.

Reportagem: Átila Lemos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin