Foto: Arquivo

O parto normal apresenta benefícios significativos, como recuperação mais rápida e menos dolorosa, redução do risco de complicações com infecções e trombose, além da interação imediata com o bebê, evitando a transferência de medicamentos. Para o bebê, estudos sugerem que o parto natural comprime o tórax, ajudando na expulsão do líquido amniótico, promovendo a maturidade pulmonar, fortalecendo o sistema neurológico e imunológico, aumentando a amamentação exclusiva.

O Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), realiza orientações e atendimentos especializados para o incentivo e benefícios da adesão ao parto normal às gestantes que são assistidas na maternidade da unidade. Assim, o HMCC tem implementado ações específicas para apoiar essa causa. De janeiro até novembro de 2023, alcançou percentual acima de 54% relacionado a média de partos naturais realizados, 45,5% cesarianas. Média acima da nacional.

Maísa Colombo, coordenadora do “Projeto Maternar”. Foto: Arquivo

“É preciso levar a informação, sensibilizar a sociedade sobre a importância de esperar o trabalho de parto espontâneo e evitar cesarianas desnecessárias. Esse é o nosso papel no HMCC. Existe um mito de que o parto normal é um procedimento de dor e sofrimento e que a cesariana é mais segura. Porém, é importante destacar que existem riscos consideráveis que podem acontecer nos partos realizados com cirurgia ou pelo uso de medicamentos durante o procedimento”, pontua a médica ginecologista e obstetra, Rayane Freitas.

O HMCC disponibiliza visitas agendadas, nas quais as gestantes podem esclarecer dúvidas referentes ao acolhimento e assistência obstétrica, além de ofertar palestras sobre os cuidados em relação ao preparo e cuidados com o recém-nascido. Também são realizadas, mensalmente na unidade, esclarecimentos de dúvidas e mitos sobre o nascimento. A maternidade com equipe multidisciplinar com obstetras, enfermeiros, psicologia, assistente social e nutricionista, prestando assistência de forma humanizada.

Caroline Lara Luz Simão. Foto: FSFX

“Ainda na gestação eu já imaginava vivenciar a experiência do parto normal e, ter sido assistida pela equipe do HMCC durante o meu processo de parto foi fundamental para que tudo ocorresse bem. Fui atendida com todos os cuidados médicos, apoio emocional e contei com a presença do meu esposo ao meu lado, que fez toda a diferença”, reconhece Caroline Lara Luz Simão vivenciou de forma integral com a chegada do pequeno Henrique, há três meses na unidade hospitalar.

O HMCC oferece, ainda, por meio do SUS, os serviços de ligadura tubária, que de acordo com a indicação médica e com a mudança da lei em 2022, pode ser realizada de forma imediata depois do parto normal. Tal procedimento é realizado no hospital, na maioria das vezes por um corte na região do umbigo – deixando uma cicatriz muito pequena e discreta, possibilitando assim uma ótima recuperação para a paciente – menos dolorosa do que a cesárea.

Letícia Geany da Silva. Foto: FSFX

“Fiz meu parto normal no HMCC e logo depois fui encaminhada para fazer a laqueadura umbilical. Eu pensava que precisava ter passado pela cesariana para fazer o procedimento na unidade. O método utilizado e a minha recuperação foram bem tranquilos”, destaca a paciente Letícia Geany da Silva. Às gestantes contam com apoio o “Projeto Maternar”, iniciativa fundamentada nos princípios da Política Nacional de Humanização e do Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento.

As futuras mamães aprendem sobre o pré-natal, parto seguro, amamentação, cuidados com o recém-nascido, medicação, prevenção de doenças, e outros temas pertinentes ao momento. A equipe da Superintendência da Vigilância em Saúde de Itabira têm médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionista, assistente social, psicólogo e diretoria de óbitos. O “Projeto Maternar” iniciou em maio e assistiu cerca de 600 gestantes, com técnicas lúdicas e diálogos, ações educativas, terapêuticas e de promoção à saúde.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin