Arte: Reprodução Prefeitura de Itabira

Produtores rurais já podem se inscrever para programa Patrulha Agrícola, edição 2024. O cadastro está sendo realizado desde essa segunda-feira (15), e vai até 15 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA). Os servidores envolvidos na iniciativa orientam que o procedimento deve ocorrer o quanto antes, porque a demanda será usado como dado na contratação de maquinário e recursos humanos. O cadastro acontecem nas administrações distritais (Senhora do Carmo e Ipoema), ou na sede da SMAA, na avenida das Rosas, 134, Centro.

Foto: Arquivo

O agricultor poderá se inscrever nos serviços ao longo de todo ano de 2024. O cadastro é gratuito e a cobrança é feita de acordo com o serviço prestado tendo como base a renda do produtor. O programa prevê a prestação de serviços de tratores agrícolas, retroescavadeira e caminhões, além de contribuir com o preparo do solo nas propriedades rurais, plantio, distribuição de calcário e outras necessidades diagnosticadas pelos técnicos que acompanham o trabalho. O procedimento é através da Associação dos Produtores da Agricultura Familiar de Itabira (Apafi).

Foto: Arquivo

A inscrição é pessoal e intransferível. É necessário apresentar os seguintes documentos no ato da inscrição: comprovante de residência (fatura de energia elétrica, água ou telefone); carteira de identidade com foto e Cadastro de Pessoa Física (CPF); quando locatário, apresentar contrato; e o comprovante de renda. “O governo Marco Antônio está fazendo um trabalho incansável de fixar o homem no campo através de melhorias nas condições de trabalho. O lugar do agricultor é na terra, não só o de 60 anos, mas também seu filho de 16 anos,” revela Robson Silva, diretor da SMAA.

Robson Silva (E)

O programa foi reativado em 2021, após mais de quatro anos. O objetivo é apoiar os produtores rurais e agricultores familiares com a prestação de serviços que favorecem o desenvolvimento do agronegócio, com custos abaixo do valor do serviço no mercado. Em 2023 o projeto beneficiou mais de 462 agricultores, totalizando 900 atendimentos. Para outras informações faça contato pelo telefone (31) 3839-2260, ou nas administrações dos distritos 3839-2514/2874 (Senhora do Carmo) e (31) 3839-2624/2993 (Ipoema), mais próximos do publico alvo.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin