Estamos no período de férias escolares, em casais separados ocorre eventualmente que o pai, não tendo a guarda da criança, fica com o filho durante este período em comum acordo. No entanto, há alguns que questionam por que pagar a pensão alimentícia se o filho está sob tutela momentânea. Segundo a advogada Juliana Drummond, membro da Ordem dos Advogados do Brasil Mulher da Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica de Itabira, especialista em Direito das Mulheres e também membro da Comissão Estadual de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar da Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais, o pai deve continuar com o pagamento do valor mesmo estando com os filhos sob sua guarda. Uma dúvida muito comum na separação de casais.

“A questão de pagamento de pensão alimentícia e férias escolares. É muito comum o pai, por exemplo, falar que como ele vai ficar com os filhos durante as férias escolares, ele fala que não vai pagar a pensão alimentícia. Por quê? Porque o filho vai comer na casa dele, o filho vai estar com ele e então não teria despesas para ser paga pela mãe. E aí muitas das mulheres ficam prejudicadas porque aceitam essa questão do não pagamento da pensão durante as férias, mas isso está errado. É, mulher, fica esperta, você pode sim exigir o pagamento da pensão e ela é direito do seu filho que a pensão alimentícia. Seja garantido e pago mesmo durante as férias escolares, por quê? Porque a pensão alimentícia não é simplesmente só para despesas com alimentação, né? Mas também todas as despesas da criança, do filho, do adolescente. Então, independente do período escolar ou das férias escolares, a pensão deve ser paga. Até porque a gente sabe que na prática é o mês que a gente mais gasta. Por quê? Porque tem material escolar, tem uniforme para comprar, tem livros didáticos, a mochila nova. Então tem despesas que não são mensais, mas que acarretam um valor muito grande ali de despesas naquele período ali de início do ano letivo. Então é dever sim do pai. Pagar a pensão alimentícia mesmo durante as férias escolares.”

“Gostou dessa dica gostou dessa informação sobre o seu direito pois é tem muito mais lá no meu instagram arroba juliana drummond adv se você tiver uma dúvida quiser fazer um comentário me mandar uma mensagem eu vou ficar muito feliz em recebê-la tá bom um grande abraço e até mais.”

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin