Tudo alinhado para edição 2024 do Carnaval em Itabira. No dia 27, no Paredão da Rua Tiradentes, a Corte Momesca será escolhida através de critérios técnicos. A votação popular está em andamento, mas termina hoje. Quem explica esse procedimento é a coordenadora do evento e também chefe do Departamento de Produção e Promoção Artística da Fundação Cultural Carlos Drummondi Andrade. Cecília Xavier.

“Nosso carnaval já começa no dia 27, com a escolha do concurso do Rei e da Rainha. A gente está preparando tudo de forma muito organizada e com apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, do Conselho Tutelar. Então, tudo que a gente faz, a gente faz com muito zelo. Eu sou filha de carnavalesco também, por coincidência. Era da 9 de outubro, então desde pequena eu estava nos galpões da 9 de outubro, então o carnaval está na minha alma e a gente, juntamente com o governo Marco Antônio a gente vem trabalhando nesse carnaval há dois anos. Ano passado a gente fez e foi um sucesso, então a gente está preparando tanto o concurso quanto o pré-carnaval e o carnaval com muito cuidado.”

Cecília destaca sobre a votação popular através do site da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade. O link também está na bio da fundação. O prazo final para a votação termina hoje.

“Então hoje é o último dia de votação, esse ano o concurso está sendo bem disputado, foi muito legal porque a gente teve mais inscritos do que o ano passado e depois dessa votação popular a gente vai para o júri técnico que será no dia 27 no Paredão da Tiradentes, onde a gente vai ter uma atração musical. E vamos começar às 16 horas.”

“A corte momesca, que na verdade é quem ganhou para o rei e para a rainha, eles têm que estar aptos a fazer apresentações na cidade, a participarem do educativo nas escolas, então geralmente tem que saber se portar, falar em público, e o gingado, samba no pé, então tudo isso é avaliado. O paredão da Tiradentes é um ponto charmoso e é um ponto central onde as pessoas conseguem ir com facilidade e tem aquele aconchego, então a gente acha que ali é o ideal para a gente começar o nosso Carnaval com o pé direito.”

E sobre o pré-carnaval entre 1º e 4º de fevereiro na Praça do Expedicionário?

“Podemos esperar grandes surpresas no pré-carnaval, né? O pré-carnaval começa no dia 1º e vai até o dia 4º, ele é na Praça da EEMZA esse ano, nós teremos 4 rotas com os blocos itabiranos. Uma ala show itinerante que será escolhida pela população no mesmo link da votação da Corte Momisca.”

Reportagem: Euclides Éder

Confira a entrevista na íntegra:

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin