Arte: Cemig/Divulgação

A Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig) pela nova iniciativa do Programa de Eficiência Energética, vai oportunizar aqueles que querem economizar energia, a substituição de forma gratuita, até sete lâmpadas antigas por outras de tecnologia LED, para clientes residenciais de Itabira. O posto de troca ficará disponível entre 22 e 26 de janeiro, na praça Doutor Acrísio Alvarenga; e  sábado (27) na Feira Livre de Produtores Rurais, na avenida Duque de Caxias, 560, Espaço Multiúso Etelvino Avelar, no bairro Quatorze de Fevereiro, próximo a Esplanada da Estação.

Lâmpadas de LED. Foto: Arquivo

“Nós queremos fomentar na população a cultura da eficiência energética. E a troca de lâmpadas é uma demonstração de que é possível contribuir para a construção de um futuro mais sustentável com atitudes simples. A modernização de lâmpadas é uma possibilidade de reduzir o desperdício de energia elétrica, potencializada, ainda, quando as pessoas começam a entender que é importante não deixar luzes acesas sem necessidade e aproveitar a luz natural do dia, pelo máximo de tempo”, destaca o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz.

Crédito: Cemig/Divulgação

As lâmpadas de LED são mais adequadas para as residências porque apresentam durabilidade superior e maior eficiência. Isso significa que, consomem menos energia quando comparadas às lâmpadas fluorescentes compactas, por exemplo. Contudo, a iniciativa busca, sobretudo, incentivar o uso sustentável da energia no dia a dia. Para participar, os clientes residenciais devem apresentar a última conta de energia quitada e um documento de identidade. Apenas o titular pode fazer a substituição, mediante a apresentação do limite de unidades mencionadas.

Os interessados também devem estar adimplentes, ou seja, em dia com o pagamento de faturas da companhia de energia, havendo possibilidade de consultar a situação antes mesmo de solicitar a troca. A Cemig solicita que os interessados levem também um comprovante de pagamento, mesmo que este seja apresentado virtualmente, pelo celular. Essa é uma iniciativa do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que promove o uso sustentável e beneficia, principalmente, clientes de baixa renda, e instituições públicas ou filantrópicas (hospitais e escolas) de atendimento para a sociedade.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.