Foto: Portal Brasil Júnior

A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) foi reconhecida com a 6ª colocação no Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) do portal Brasil Júnior, instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação superior brasileira. O RUE contemplou 108 Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, tanto públicas como privadas, sob uma metodologia de avaliação sob a ótica de seis dimensões.

Foi realizado ranking contemplando os Institutos Federais (IF’s). A Unifei alcançou a colocação geral do RUE, ficando à frente de instituições como: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Quando consideradas apenas Universidades Federais, a instituição com campi em Itabira e Itajubá ocupa o 3º lugar. A metodologia de avaliação do RUE passou por uma atualização para a edição de 2023. Conheça o top 10.

Foto: Portal Brasil Júnior

Universidade de São Paulo (1º lugar), Universidade Estadual de Campinas (2º), Universidade Federal de Viçosa (3º), Universidade Federal de Minas Gerais (4º); Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (5º), Universidade Federal de São Carlos (7º), Universidade do Extremo Sul Catarinense (8º); Universidade Comunitária da Região de Chapecó (9º) e Universidade Federal de Goiás (10º). Foram determinados seis critérios que seriam considerados no documento.

A Cultura Empreendedora possui indicadores que analisam as posturas empreendedoras docentes e discentes, além da avaliação da matriz curricular. Na Extensão, são consideradas as redes, os projetos de extensão e a métricas alternativas. A Infraestrutura possui como indicadores: qualidade, parque tecnológico, e ambiente de inovação. Quanto à internacionalização, são considerados: intercâmbio, parcerias, pesquisa, políticas e internacionalização.

Foto: Portal Brasil Júnior

Na dimensão Capital Financeiro, são analisadas: o orçamento, a eficiência orçamentária e investimentos extras nos recursos financeiros da instituição de ensino superior. Por fim, a Inovação considera pesquisa, patente, proximidade das Instituições de Ensino Superior brasileiras, com o mercado e transferência de tecnologia. Recentemente a Unifei completou 110 anos de fundação no campus do Sul do Estado. A Federal está há 15 anos em Itabira.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin