Foto: Divulgação/Festim

O projeto nasceu do amor pelo Hip-Hop e da vontade de levar voz e descentralização a lugares esquecidos

O Festim, empresa de Produção Cultural, realiza em Itabira a “4ª Edição do Conexão Urbana”. O festival vai acontecer entre 23 e 25 de fevereiro. Na sexta-feira (23), em frente a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), a partir das 19h. No sábado (24), na praça Marias e Josés no Pedreira, de 14h às 18h. E no domingo (25), encerramento a partir das 15h no Largo do Batistinha. O primeiro evento foi em 2022. “Realizamos mais duas edições do Conexão Urbana e com isso, a gente trouxe de volta para Itabira, algo que há muito tempo havia sido esquecido: as rodas culturais de rima. O Festim realiza a Batalha da Fênix, que acontece a cada duas semanas, e totalmente produzida por nós sem nenhum incentivo financeiro,” cita nota da organização.

“Para chegar ao sucesso, rolaram mais de 30° edições em que, a equipe de produção se divide de forma voluntária. Somos produtores do Slam da Fênix que acontece em praças públicas. Essas ações são focadas em interesses sociais e comunitários. O Festim, em 25 de julho de 2023, participou na sanção da lei que aprovou o Hip-Hop como patrimônio imaterial. A lei assegura a proteção e a preservação das manifestações culturais do Hip-Hop. Após essa aprovação, se ressignificou em nossa cidade, protegido por direitos que essa lei propõe. À medida que íamos trabalhando cada vez mais, fomos expandindo horizontes e promovendo eventos maiores, e agora, estamos honrados em mais uma vez trazermos a cidade de Itabira, o Conexão Urbana, fazendo parte do Festival de Hip-Hop,” acrescenta.

O Festival vai englobar todos os elementos do Hip-Hop, explorando a pluralidade do movimento. “Vamos ter DJ e MC, dança, grafite, Rap, ou seja, toda a linguagem do Hip-Hop. A gente trouxe uma programação linda para esses dias, vamos ter discotecagem com Dj Marcio, Batalha da Fênix, dança com Art&Move, Grafite ao vivo com Confuso, Workshop com Karen Daynide, Mic Aberto, Shows com Dion e Lil Fail, apresentação com Teffy Angel vindo direto de BH, e premiações incríveis para as batalhas de rima e dança. Convidamos a todos para virem conhecer essa cultura linda que muda a vida de muita gente no mundo inteiro. A cena da cidade está cada vez maior e todo mundo precisa conhecer o movimento que atua aqui,” define comunicado da organização.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin