Foto: Prefeitura de Itabira

A digitalização do sistema de comunicação via rádio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), implantada por meio de convênio com a Prefeitura de Itabira, fortaleceu a capacidade de resposta do 26º Batalhão da PM (26º BPM), às novas exigências de demandas ligadas a segurança pública, com tecnologia de última geração para essa ferramenta. O convênio firmado busca excelência e eficiência através da modernização do sistema.

Durante a solenidade, ocorrida nesta quarta-feira (21), no auditório do 26º BPM, o prefeito Marco Antônio Lage oficializou está implementação. Inclusive, ele testou o novo sistema através de chamadas para as unidades policiais dos distritos Ipoema e Senhora do Carmo. A zona rural, segundo o comandante da Unidade, tenente-coronel Fábio Barcelos de Barros, era um desafio, já que, o sistema analógico não oferecia cobertura.

“Agradeço à Prefeitura pelos convênios, principalmente na área de tecnologia, que tem sido um auxílio fundamental na redução da violência e criminalidade. Esse convênio possibilitou a instalação de antenas e compra de terminais de comunicação digitais, compatíveis, inclusive, com as tecnologias adotadas em países desenvolvidos”, explicou o comandante, que destacou ainda a confiabilidade da nova rede rádio.

Foto: Prefeitura de Itabira

“O sistema garante melhor clareza na troca de informações, para todas as localidades, mas, principalmente as rurais, com menor sinal da telefonia celular. A criptografia das comunicações assegura a confidencialidade das operações, pois a troca de mensagens entre os policiais é mais segura, contribuindo muito com a qualidade do nosso atendimento ao cidadão de bem do município”, acrescentou o oficial.

Para o prefeito Marco Antônio Lage, além de melhorar a segurança pública da cidade, essa tecnologia resguarda a integridade física dos policiais porque o novo sistema garante o sigilo das mensagens. “É uma honra participar e contribuir com a melhoria dos serviços do 26º BPM, não só pela eficiência na segurança pública, mas, também, em um equipamento que garante a segurança do próprio policial,” disse.

Foto: Prefeitura de Itabira

Marco Antônio Lage, comemorou o avanço digital. “Uma vez que ele não antecipa as operações, protegendo a todos os envolvidos. Além disso, é importante registrar que Itabira é uma das primeiras cidades do Estado a digitalizar e modernizar o sistema de rádio, buscando ainda mais eficiência nos trabalhos”, finalizou o prefeito de Itabira. O investimento somou R$ 600 mil.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin