Fábio Constantino. Foto: Divulgação

O mercado de beleza tem se destacado como uma das áreas mais promissoras no franchising. Em 2023, esse fenômeno foi ainda mais evidente, com crescimento de 17,5% e um faturamento de R$ 55,6 bilhões. O Brasil é o 3º país que mais consome procedimentos estéticos no mundo e ocupa o 2º lugar do ranking, ficando atrás somente do setor de alimentação. Para os especialistas, o desempenho robusto com um público pequeno é reflexo da fidelidade e de uma busca por bem-estar e cuidados pessoais que devem crescer ainda mais, impulsionando a expansão de franquias e oferecendo oportunidades para empreendedores e avanços para consumidores que buscam o segmento.

O último relatório levantado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), revela uma oportunidade diversa e significativa para a abertura de unidades desta categoria conquistarem uma parcela maior da economia interna, ou até mesmo para novos investidores se atentarem ao crescimento que tende ser cada vez maior. A concentração de oportunidades, procura crescente e o custo-benefício são os maiores atrativos para um novo investimento em franquias, é o que aponta o especialista em expansão de empresas e CEO da Bumbos, Fábio Constantino. A perspectiva também estimula profissionais de odontologia, que podem realizar harmonizações orofaciais, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Cada vez mais, cirurgiões-dentistas têm aderido à tendência e investido no segmento, que em pouco tempo, pode se destacar como unanimidade nos consultórios. Responsável pelo processo de expansão de redes como a Face Doctor, Botolifting, White Clinic, Diniz Laser e Mellam Face. “O êxito se dá, pois o custo operacional na área de serviço de saúde e estética é mais baixo e com um mercado que está muito crescente, o investidor navega um pouco na curva da demanda que hoje está reprimida no Brasil,” justifica Constantino. O especialista aponta alguns pilares que devem ser levados em consideração por aqueles que visam à expansão de empresas deste e de outros segmentos.

Auxílios serão fornecidos na abertura da nova filial e se a relação com a franqueadora atende todas as necessidades no investimento. O estudo de território são práticas simples para verificar feedbacks dos clientes, necessários para mapear o que está sendo apontado como bom e em quais pontos devem apresentar melhorias, aliado a tecnologia de georeferenciamento. A rentabilidade é a análise do teto de investimento, garantindo projeção de lucro adequada às estruturas criadas para o padrão de negócio. É imprescindível que a relação entre franqueador e franqueado seja aberta ao diálogo e que haja estratégias de crescimento juntos, e nesse aspecto se basear em uma franquia de sucesso.

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