Marco Lage e Raul Jungmann, Foto: Ascom/PMI

A Terra de Drummond superou Bela Vista de Minas e Paracatu

Itabira pela segunda edição consecutiva, recebeu o Prêmio Municípios Mineradores na categoria gestão. A honraria foi entregue na quarta-feira (20), em Brasília (DF), conferida pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Ministério de Minas e Energia (MME) e pela organização Agenda Pública, a premiação reconhece as boas práticas da governança pública em cerca de 200 cidades brasileiras que possuem atividade de mineração. Especificamente na categoria, o reconhecimento considera aspectos fundamentais para o bom funcionamento do Poder Público.

Na visão dos avaliadores, ações como, o Plano de Metas, a integração das secretarias em eixos relacionados, a valorização dos servidores públicos, a participação popular nas decisões, o acompanhamento sistêmico de todos os projetos e a visão a longo prazo da gestão. “Um aspecto relevante foi o estabelecimento de metas claras e bem definidas desde o início da gestão. Há alinhamento comum sobre onde se quer chegar, cabendo às diferentes secretarias e órgãos, as estratégias dentro da sua área de atuação em prol do alcance das metas pré-definidas”, cita divulgação oficial.

Ações práticas como os planos de Cargos dos Servidores (Capacita Escola do Servidor), de Metas e o Orçamento Participativo são nominalmente citados. “São pontos previstos no eixo Governança. Sendo assim, é possível observar esforço de organização da gestão e desenvolvimento de suas propostas a partir da estruturação de um plano com metas claras e bem delimitadas, compatibilizado com as peças de gestão orçamentária, monitoradas durante sua execução, que permite organicidade e controle ao processo”, pontua a organização.

O prefeito de Itabira recebeu o troféu das mãos do presidente do Ibram, Raul Jungmann,  e ex-ministro da Defesa, que, exaltou o trabalho realizado em Itabira. “É bicampeã e com muita razão. Competência, capacidade de gestão, sustentabilidade, preocupação com o povo da cidade e, sobretudo, compromisso com o desenvolvimento social”, disse Jungmann. “A categoria premia um pilar fundamental para o sucesso de uma administração municipal. Muito feliz, em erguer este troféu pela segunda vez. Significa muito para a nossa caminhada em prol de uma cidade justa e sustentável”, declarou Marco Lage.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin