Crédito: Cemig/Divulgação

A Cemig realizará na quinta-feira (4) workshop, para apresentar o chamamento público de “Projetos de Eficiência Energética 2024”. Clientes e “ESCOs” (Energy Services Company, tradução literal: Empresa de Serviços Energéticos) poderão aproveitar a oportunidade para esclarecer suas dúvidas. O evento, que será transmitido no canal do YouTube da companhia, a partir das 15h, tem como objetivo tornar o processo mais transparente e incentivar que as propostas enviadas estejam dentro dos critérios para a aprovação. A Chamada Pública é realizada anualmente por meio do Programa de Eficiência Energética da companhia e segue ritos e critérios estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O workshop deste ano ocorrerá, assim como no ano passado, antes da publicação do edital de captação de propostas para que os proponentes tenham mais tempo de se preparar. Dessa forma, a Cemig facilita o entendimento das regras, considerando, principalmente, os aprendizados dos últimos anos, conforme explica Aline Pimenta Martins, engenheira de eficiência energética e coordenadora da Chamada Pública. “O workshop é uma importante estratégia que temos para preparar os clientes para o edital que está chegando. Com o evento, nós democratizamos o processo e abrimos um espaço para abordar os pontos que mais causam dúvidas e inviabilizam a aprovação dos projetos”, afirma.

A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética é um convite para que os clientes da Cemig enviem propostas de projetos que resultem na modernização das instalações. Nesse sentido, os projetos podem trazer, por exemplo, a eficientização da iluminação ou de sistemas de condicionamento ambiental, a implantação de usinas solares fotovoltaicas e de outras fontes renováveis de energia. Vale ressaltar que estão aptos a participar clientes cativos e livres e de todas as classes (comerciais, industriais, residenciais e rurais, entre outros), desde que observadas as demais regras da Chamada. A transmissão ocorre pelo YouTube, e os participantes poderão enviar questionamentos pelo e-mail chamadapublicapee@cemig.com.br.

O chamamento público de projetos faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cemig e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O objetivo do Programa é promover o uso sustentável da energia elétrica e melhorias na qualidade de vida dos mineiros. O Programa de Eficiência Energética da Cemig é regulado pela Aneel e tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância do uso seguro e eficiente da energia elétrica, principalmente nos tempos atuais, em que as mudanças climáticas trazem cada vez mais desafios à humanidade. Em mais de 25 anos de existência, o PEE da Cemig já investiu mais de R$ 1 bilhão em todos os 774 municípios da área de concessão.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin