ETA Pureza. Fonte: Ascom/Saae

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) justificou a falta d’água desta quarta-feira (10), pelo processo de limpeza no decantador da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza. Segundo a autarquia, essa ação é necessária para manter a qualidade dos recursos hídricos que chegam às ligações que atendem à população itabirana, conforme padrões estabelecidos pelas portarias regulatórias.

Em uma ETA, a decantação é uma das fases do processo de tratamento. O equipamento funciona como reservatório que separa por meio da gravidade os sedimentos. Dessa forma, todo o barro e lodo são retirados. A limpeza ocorre periodicamente, necessária para manter a qualidade da água fornecida. Do decantador, o recurso hídrico é transferido para os filtros e, na sequência, para a reservação, antes de ser bombeada.

Devido ao trabalho, o abastecimento em alguns bairros precisou ser interrompido ao longo do dia. Durante o período, manobras foram realizadas para garantir o abastecimento. A ETA Pureza voltou a funcionar normalmente, e o reabastecimento foi retomado gradativamente. Resolução determina que todos os imóveis devem ter armazenamento para atender as necessidades básicas de consumo, por, no mínimo, 24h.

“O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando qualquer forma de desperdício. O Serviço de Atendimento ao Cliente é feito pelo tridígito gratuito 115, 24h/dia. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a fatura ou o número da matrícula. Outra opção de contato é pelo chatbot/whatsapp pelo telefone (31) 3839-1330,” orienta a autarquia em comunicado emitido na noite do dia 10 de abril.

Reportagem: Euclides Éder

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