Crédito: Prefeitura de Itabira

Moradores do Turvo, localidade rural de Itabira, passaram a contar com a unidade amplamente reformada. O Ponto de Atendimento (PA) Alzira Lage, que atenderá a 188 famílias com conforto e segurança nos serviços de saúde. O PA foi reaberto à comunidade no último sábado (11). A recuperação do espaço contemplou a troca de revestimento do piso, construção de dois banheiros externos, e banheiro no consultório ginecológico, pintura, restauração do telhado e correções estruturais no imóvel. A Prefeitura Municipal equipou todo o espaço com novos móveis e equipamentos. O atendimento será quinzenalmente, todas às quintas-feiras.

Crédito: Prefeitura de Itabira

A unidade de saúde terá atendimento médico e de enfermagem, sala de procedimentos, como curativos, aplicação de medicamentos injetáveis, vacinas, exames preventivos e puericultura que é o acompanhamento periódico em busca da promoção e proteção da saúde de jovens. “Com o posto daqui fechado, tínhamos que ir para Ipoema, levar as crianças e deixar todo mundo exposto sem necessidade. Além disso, estou muito satisfeita com o novo consultório ginecológico, com os banheiros que não tinham e com as cadeiras, porque antes todo mundo ficava em pé esperando,” comemorou Miriam Cristina, moradora de Macacos, no Turvo.

Crédito: Prefeitura de Itabira

“Essas melhorias vão beneficiar cerca de 290 usuários, além de proporcionar condições adequadas de trabalho para os profissionais. A população será atendida em um ambiente agradável, com melhor estrutura e mais eficiência na prestação dos serviços”, afirmou Fabiana Machado, gestora da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “A saúde pública sempre foi uma prioridade para nós. Por isso, fizemos muitas coisas na região rural e queremos fazer mais. Podemos citar, por exemplo, a aquisição das ambulâncias 4X4, a reforma do PA Macuco e a revitalização das UBSs de Ipoema e Carmo,” afirmou o gestor municipal, Marco Antônio Lage.

Crédito: Prefeitura de Itabira

O prefeito de Itabira também lembrou que a região recebeu instalação de fossa biodigestora nas comunidades de Bananeiras, Rio de Peixe, Morro Santo Antônio, Capoeirão, Cubango, Macuco, Cachoeira Alta e Gatos. A iniciativa impactou mais de 200 famílias. Nos últimos três anos, as localidades rurais também receberam melhorias constantes nas estradas, com o patrolamento das vias, pavimentação como a do Morro Redondo, implantação de agroindústria, serviços da Patrulha Agrícola e programas de assistência social, dentre outros, além de citar as melhorias na saúde pública implantadas no decorrer da atual gestão.

Crédito: Prefeitura de Itabira

No final do mês passado, a Prefeitura de Itabira havia entregado outro Ponto de Atendimento (PA), denominado José Dias Linhares para atender os moradores da comunidade rural do Macuco. Além da reforma do telhado, pintura e outras intervenções, a unidade de assistência foi ampliada com a construção de sanitário para o consultório ginecológico. O PA do Macuco funciona quinzenalmente, todas às quintas-feiras, beneficiando 92 famílias, o equivalente a 240 moradores. Com o novo dispositivo, as pessoas não precisão mais se deslocar para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ipoema, para atendimentos pontuais.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Solverwp- WordPress Theme and Plugin