FCCDA recebe lançamento de obra sobre genealogia de tradicionais famílias com ligações itabiranas
Acontece na livraria Clube da Leitura, no foyer da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), dia oito de junho, 16h, o lançamento do livro com a história e genealogia das famílias Dias Duarte, Lage e Kreppel. A disciplina auxilia a história que estuda a origem, a evolução e a dispersão das famílias, assim como dos seus respectivos nomes, ou apelidos, para traçar o mapa das ligações biológicas e de afinidade, entre as gerações. A obra é fruto da pesquisa de uma década.
O trabalho foi desenvolvido por João Marcelo Duarte. O autor promete revelar não apenas nomes e datas, mas também histórias vívidas e conexões profundas entre essas famílias, que moldaram a história itabirana. E pretende celebrar de forma emocionante, o passado e o presente. “Todos estão convidados a mergulhar nas páginas desta herança compartilhada, fortalecendo assim o senso de comunidade e pertencimento,” cita material do autor, que prevê um encontro de gerações na data do evento literário.
“Conhecer o passado, para compreender o presente e construir o futuro. Dei o nome de Famílias Jaboticatubenses em homenagem à cidade que cresci. Porém, a história e genealogia dessas famílias abrangem diversas cidades e famílias, principalmente na região de Itabira. A genealogia não restringe apenas aos que carregam os sobrenomes. Famílias como, os Andrade, Drummond e Alvarenga, também pertencem a família Lage, por exemplo. O próprio Carlos Drummond era descendente dos Lage,” afirma o escritor.
João Marcelo Duarte possui sólida formação. Ele é graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), com MBA em Gerenciamento de Projetos e Especialização em Gestão Pública Municipal. É educador licenciado, com especialização em psicopedagogia. Também atuou na gestão pública, gerenciando projetos, e como professor. João Marcelo Duarte também é membro da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia.
“Desde os primeiros registros até as modernas ramificações, a pesquisa revela a riqueza cultural, conquistas notáveis, e desafios superados por essas famílias ao longo dos séculos. Descobertas fascinantes destacam casamentos influentes, alianças comerciais e laços de amizade, que moldaram não apenas as famílias, mas os munícipes de Itabira e região,” completa comunicado oficial do evento. O lançamento oficial da obra, no segundo sábado (8) do mês de junho será aberto para o público geral.
Reportagem: Euclides Éder