Arte: AIFA

Novo curso gratuito com inscrições abertas: Amigurumi, realizado através da Associação de Artesãos Itabiranos Fazendo Arte (AIFA). O prazo para interessados a aprender a arte é entre 21 de maio e três de junho. As aulas com a oficineira Maria José Paiva começam na data seguinte: dia quatro de junho e serão realizadas no segundo piso do Mercado Municipal Caio Martins da Costa “Cobal”, na avenida João Pinheiro, 570.

Para ingressar na qualificação, além do engajamento nas aulas, é preciso cadastro prévio na sala 47, sede da AIFA. Essa técnica de artesanato surgiu para envolver os praticantes em uma maneira especial que carrega emoções e sentimentos para a sua confecção. A arte do crochê Amigurumi teve início no mundo ocidental nas décadas de 1980 e 90. A palavra significa “ami” tricô ou malha, e “nuigurumi” bicho de pelúcia.

No Japão, por exemplo, receber uma peça confeccionada, a técnica é considerada gesto de afeto, e que atraem prosperidade e boa sorte. Os japoneses, percussores do Amigorumi, acreditam que, tudo que é produzido com as mãos recebe energia de quem o faz. A técnica oriental também estimula o desenvolvimento  afetivo, promovem a segurança emocional, e favorecem o desenvolvimento cognitivo.

Também exerce o desenvolvimento da criatividade e a imaginação. Podem se tornar uma lembrança afetiva. A arte se expandiu para todo o mundo e, em 2022 foi constituída uma associação japonesa de Amigurumi, com objetivo de disseminar ainda mais a técnica, além de dar apoio dos artesões prestando suporte entre outras funções. Tornou-se uma técnica popular para quem ama o artesanato, e os trabalhos manuais.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.