O economista Fábio Constantino é especialista em gestão e expansão de franquias. Fonte: Bumbos/Sales as Service

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu em 13%, em 2023. O segmento atingiu faturamento superior a R$ 240 bilhões. Esse resultado representa aumento de quase 29% em relação a 2019. Os serviços que mais obtiveram resultados foram: saúde, beleza e bem-estar (17,5%), alimentação (17,9%) e hotelaria e turismo (16,4%). Fábio Constantino, CEO da Bumbos, empresa especializada em expansão de marcas e negócios, acredita que apesar de não estar imune às crises.

O modelo de franchising pode ser um caminho rentável para a recuperação da economia gaúcha em tempos de reconstrução. O modelo de negócios combina a padronização de operações com o suporte contínuo dos franqueados. Isto é, os produtos, serviços e a experiência do cliente devem ser aplicados em todas as unidades da franquia. As franquias estão se adaptando às novas demandas, implementando tecnologias digitais e oferecendo serviços que atendem às necessidades do mercado.

Fonte: Bumbos/Sales as Service

Para o especialista, essa iniciativa pode trazer uma série de benefícios para o Estado, gerando novos empregos, aumentando a cadeia de investimento, desde a produção de obras e a compra de insumos. No ano passado, o número de marcas em operação superou as expectativas, alcançando 3.311 redes, representando um aumento de 7,6% em relação a 2022. Além disso, o número de unidades também cresceu 195.862. Dessa forma, cada rede franqueadora no Brasil possui, em média, 59 unidades.

Reportagem: Euclides Éder

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