Maio Amarelo, e Laranja: Polícia Rodoviária e Agentes de Proteção promovem prevenção
O mês de maio terminou, mas a prevenção deve durar todos os dias. Assim, o capitão Wellington Caldeira, que foi longevo no comando da fração da Polícia Militar Rodoviária de Itabira, atual diretor do Colégio Tiradentes, e o coordenador da equipe de agentes de proteção da vara da Infância e Juventude da Comarca, Edson do Carmo Taveira “Edinho Karatê”, fizeram palestras na empresa PCM (Pignus Construção e Montagem), esclareceram dúvidas e propagaram conhecimento, sobre os dois temas das campanhas realizadas em maio.
O evento ocorreu no canteiro de obras da firma, atrás do estádio Israel Pinheiro, no dia 29 de maio, antes dos colaboradores iniciar seu turno laboral. Capitão Caldeira destacou o quanto é necessária atenção ao guiar o carro, ou mesmo como pedestre, para se evitar situações de risco, além de pregar respeito ao próximo, cumprir à risco toda sinalização, e, também, ter prudência ao assumir a direção do veículo, mantendo a velocidade adequada ao trecho. As medidas podem ser usadas na vida particular, ou mesmo no ambiente de trabalho.
Edinho Karatê, que está a frente da equipe conhecida como Comissários da Infância e Juventude, destacou os seguintes temas: o que é violência sexual; diferença entre abuso e exploração; como usar o diálogo e a empatia como formas eficazes de comunicação, inclusive, para as crianças; maneiras de solucionar conflitos; como ter relações igualitárias em qualquer ambiente; e canais de denúncia ao verificar qualquer possibilidade de crime. O maio laranja é o mês de enfrentamento e prevenção ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
Reportagem: Euclides Éder