Sede própria do Cras Jardim das Oliveiras é inaugurada. Unidade atende 20 bairros
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) desde segunda-feira (3), conta com seu mais novo dispositivo, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim das Oliveiras. Sede própria, ou seja, sem custos com locação, e capacidade para atender cinco mil famílias referenciadas, 1700 somente onde foi instalada, e jurisdição territorial para assistir mais 19 regiões.
Os demais atendidos pelo dispositivo são: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Colina da Praia, Eldorado, Praia, Santa Inês, Juca Rosa, Santa Matilde, Nova Vista, São Pedro, São Francisco, Vila Santa Izabel, Santo Antônio, e comunidades rurais de Fundão, Ribeirão São José, Laboriaux, Engenho e Oliveira Castro. Com recursos 100% municipais, e o investimento superou R$ 1,5 milhão.
“Nenhum governo anterior investiu recursos municipais para a construção de sede própria para os Cras. Por isso, agradeço essa oportunidade para além de entregar o Cras Jardim das Oliveiras, mas também de, em poucos dias, entregar também os Cras Gabiroba e Pedreira”, destacou a gestora da SMAS, Nélia Cunha, no dia da entrega das obras de inauguração. A unidade assistencial contratou 60 mulheres através do programa Facilita Trabalho.
Além delas, são mais 10 jovens, através da ferramenta Aprendiz Social. Além disso, 940 famílias recebem mensalmente a moeda social Facilita, e aproximadamente cerca de 1331 grupos familiares deste mesmo território recebem o Bolsa Família. A sede própria tem recepção, almoxarifado, cinco salas, cozinha, dispensa, brinquedoteca, duas salas de atendimento, sanitários femininos e masculinos, com acessibilidade.
“A sede nova do Cras Jardim das Oliveiras é qualificada para garantir o melhor atendimento aos usuários da Assistência Social, além de ser um local de trabalho adequado para os excelentes profissionais da unidade. Estamos trabalhando muito para implementar políticas públicas no nosso município e fazer de Itabira uma cidade cada vez mais justa e sustentável”, reforçou o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.
“Essas crianças que estão aqui vão desfrutar deste Cras. Eu agradeço muito por isso. Para a comunidade, gostaria de deixar registrado que a associação está sempre encaminhando ofícios e recebendo respostas. Pode-se dizer que o bairro Jardim das Oliveiras está com 70% de acessibilidade”, comemora o ex-vereador e presidente da Associação de Moradores, Jovelino de Oliveira Gomes, líder comunitário há 23 anos.
Reportagem: Euclides Éder