Foto: Arquivo

A Câmara Municipal de Itabira informou sobre a forma de o cidadão solicitar a emissão de identidade, nos dois postos disponíveis: a própria instituição legislativa e a 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil. O primeiro passo é usar os canais digitais e fazer o agendamento, em um destes locais. Para o procedimento, baixe o App Cidadão MG, ou use o portal: www.cidadão.mg.gov.br.

Foto: Arquivo

Há datas específicas para que as cédulas sejam confeccionadas. No Posto de Identificação da Câmara Municipal, o agendamento está disponível às sextas-feiras, entre 10h e 13h. O procedimento pode ser renovado caso as vagas se esgotem. Semanalmente, serão 150 possibilidades de atender o público interessado. Após o cadastramento, o solicitante deve procurar o prédio do Poder Legislativo, na semana seguinte ao pedido.

Foto: Arquivo

Na Unidade Operacional de Segurança Pública na rua Prefeito Li Guerra, s/n, bairro Praia, o cadastramento digital está liberado em dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira, a partir das 9h30. Na semana são outras 150 vagas, mas, diferentemente do Posto de Identificação, o preenchimento será diário, para as primeiras 30 pessoas que entrarem no sistema em cada data. Se houver dúvidas o telefone da Polícia Civil é (31) 3839-2995.

Foto: Arquivo

Depois da confirmação do agendamento pelo portal do governo do Estado, ou pelo aplicativo na plataforma indicada, o solicitante deve separar os documentos necessários e levar ao local, também indicado pela ferramenta: Cadastro de Pessoa Física (CPF), certidão de nascimento para pessoas solteiras, ou certidão de casamento para os demais. Os documentos devem ser originais ou cópias autenticadas, alem de bom estado.

Nova Carteira de Identidade Nacional. Imagem: Agência Brasil

Além da conservação que deve atender as exigências dos profissionais responsáveis pelo procedimento, os menores de 18 anos e maiores de 16, impreterivelmente devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis. A carteira de identidade já emitida, sem os itens de segurança do documento mais recente, ainda terá validade até o dia 28 de fevereiro de 2032, ou seja, ainda serão válidos pelos próximos oito anos.

Reportagem: Euclides Éder

1 comentário em “Câmara de Itabira informa sobre procedimento para emissão do documento de identidade

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.