Crédito: Ascom/Saae

Na sexta-feira (7), servidores da Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil (Compdec) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) participaram de treinamento sobre barragens no município, ministrado pela equipe da Vale. Foi realizada visita ao Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da mineradora, e à barragem Itabiruçu. Segundo o Saae, o treinamento foi fundamental nas atividades previstas em contingências e emergências, que integra o documento denominado: Plano de Segurança da Água (PSA), que ainda está em fase de elaboração pela autarquia.

Crédito: Ascom/Saae

Houve ênfase nos aspectos gerais das barragens existentes, sobre Planos de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBMs), e como cada mancha de inundação poderia afetar as estruturas coletivas de abastecimento de água, assim como, medidas emergenciais que podem ser adotadas nas situações, excepcionais ou não. A visita ao CMG permitiu aos servidores conhecer de perto as tecnologias avançadas de monitoramento e gestão de riscos geotécnicos. A barragem Itabiruçu, a única estrutura que atualmente recebe rejeito hidráulico.

Crédito: Ascom/Saae

Os colaboradores observaram operações de segurança e as medidas preventivas necessárias. “Seguimos comprometidos em implementar e manter os padrões para a eficiência dos serviços. Juntos, construímos o futuro mais seguro e sustentável”, afirmou o supervisor de Serviços e Tratamento de Água do Saae, Gabriel Henrique Almeida. O intercâmbio contribui no aprimoramento contínuo nos processos, e na capacitação da equipe, além de viabilizar alinhamento com membros externos, para o intuito final de garantir a segurança para a população.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.