Fundo Social Sicredi Liberdade: conheça as entidades selecionadas em Itabira
Associações filantrópicas, e sem fins lucrativos, agremiações esportivas que executam atividades sociais, clubes de serviços, e voluntariado, concorreram aos recursos da edição 2024 do Fundo Social da Sicredi Liberdade. Foram seis entes selecionados para ratear o valor: Associação de Artesãos Itabiranos Fazendo Arte (AIFA), Campestre Futebol Clube, Associação de Proteção a Maternidade e Infância de Itabira (APMII), Rotary Club, Observatório Social do Brasil-Itabira (Osbi), e Grupo de Escoteiros Padre Olímpio. A divulgação ocorreu essa semana, na Rádio Itabira e Nova 93, através da própria cooperativa.
“Toda a população, seja pessoa jurídica, física, ou agronegócio pode se associar, e uma parte desse resultado, destinamos ao Fundo Social. É o associado, de certa forma, participando desse momento, diretamente com as entidades do município. Vem daí a importância de se ter uma instituição financeira, a 6ª maior do país, com atuação local: a cooperativa retém os recursos na comunidade. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é 27% maior onde há cooperativas. A Sicredi veio para ficar, e reter a riqueza aqui na região”, disse Tales Stamm, gerente da Sicredi, em entrevista para a rádio Itabira.
O Fundo Social tem contribuído com aportes para o desenvolvimento e realização de ações sociais. Os recursos são possíveis, graças ao superávit construído durante o ano, em suas diferentes movimentações financeiras. O percentual de 2% do resultado compõe o Fundo Social. O valor para as unidade mineiras será o mesmo: R$ 18.791 com projeção de crescimento. São cinco agências na região: São Gonçalo do Rio Abaixo, João Monlevade, Santa Bárbara, Barão de Cocais, e Itabira, onde completou dia 15 de julho dois anos de atuação, seguindo seu plano estratégico de expansão.
“Cooperar para transformar realidades, fazer a diferença nas comunidades que estamos presentes, aliando desenvolvimento econômico e transformação social, é um dos principais diferenciais do cooperativismo. É isso que chamamos de interesse pela comunidade e, através do Fundo Social, que transformamos esforços em um mundo melhor.”, disse a mensagem entregue às seis instituições selecionadas. A Sicredi Itabira fica na rua Dona Modestina, 21, Centro, próximo a praça Acrísio Alvarenga. Mais sobre o Fundo Social pelo telefone/whatsapp (51) 3358-4770.
Reportagem: Euclides Éder