Foto: Reprodução Transita

Na semana passada, representantes da Prefeitura de Sabará realizaram visita técnica a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Transita), com a finalidade de conhecer a excelência do órgão regulador do sistema público de transporte coletivo, incluindo o pagamento do subsídio, e o programa Integração, além dos novos pontos de embarque e desembarque de passageiros. Os servidores Victor Augusto, Júnior Silva e Johnny Henrique, integram a gerência de Transporte Público e a Guarda Civil de Sabará, a 112 quilômetros de Itabira.

Foto: Reprodução Transita

Técnicos da Transita apresentaram detalhes das atividades, e a Viação Itabira “Vita”, concessionária responsável. O diretor de transportes, Estevam José, e a gerente de serviços, Bianca Horta, detalharam contratos e dados consolidados na gestão do serviço, para torná-lo mais acessível, humano e de qualidade. A parceria tem atuado de forma acertiva para oferecer melhoras contínuas para os usuários. Foram adquiridos 20 novos veículos, ofertando conforto e dignidade aos usuários. Em 2024 haverá a substituição de 15 veículos.

Foto: Reprodução Transita

O foco é manter a idade média da frota, abaixo de cinco anos. A redução da passagem para R$ 3 foi possível através de subsídio. Foram realizados ajustes nos horários e alterações de itinerários, beneficiando localidades ainda não contempladas, como: Belleville, Buritis, Belo Monte, Oliveira Castro, e Engenho. O transporte público atende atualmente quase 90% da cidade. Para a completude do processo está em etapa de aprovação a extensão. Entre abril de 2023 e março deste ano, foram transportados, em média, 548 passageiros/mês.

Foto: Reprodução Transita

O atendimento aos passageiros está crescimento contínuo, pelo valor mais acessível e o programa Integração. Essa inovação permite utilizar dois ônibus pagando apenas uma vez. Apenas no primeiro trimestre deste ano, mais de 92.300 usuários se beneficiaram com a ferramenta de agregação. Três fiscais da Transita: Willys Celso, Gleidson dos Anjos e Marcelo da Conceição participaram do encontro e explicaram sua rotina na coleta de dados, realizadas nas madrugadas, que, aliado a bilhetagem eletrônica, reduz atrasos no serviço.

Fonte: Transita

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.