Ator Giuseppe Oristanio, em Itabira, dia 18, para o monólogo “Pormenor de Ausência”
Ator Giuseppe Oristanio. Crédito; Alberto Maurício
O “Teatro em Movimento” traz a Itabira o espetáculo “Pormenor de Ausência”, com o ator Giuseppe Oristânio e direção de Ernesto Piccolo, com reflexões sobre os últimos anos da vida de Guimarães Rosa, fase de intensa atividade do autor, conciliando a carreira, já com a saúde fragilizada. O texto é resultado de uma pesquisa feita pela autora Livia Baião. A única apresentação acontece na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), no dia 18 de julho, 19h, 70 minutos de duração, e entrada gratuita, clique aqui e reserve.
O evento integra o 50º Edição do Festival de Inverno. A saga de Guimarães Rosa para realizar o seu quase obsessivo desejo de se tornar um Imortal da Academia Brasileira de Letras é transposta para o palco na peça “Pormenor de Ausência”. A montagem é resultado de uma pesquisa aprofundada feita pela autora Lívia Baião que se debruçou sobre os acervos de cartas e manuscritos do próprio Guimarães Rosa. Em cena, está o ator Giuseppe Oristânio em uma interpretação sensivelmente humana de Guimarães. Classificação de 12 anos.
Crédito; Alberto Maurício
“Teatro em Movimento”, coordenado pela Rubim Produções, de Tatyana Rubim, completa 23 anos, em 2024, com o objetivo de descentralizar o acesso às grandes montagens, promovendo a circulação dos mesmos, o que tornou-se, ao longo do tempo, palco para importantes repertórios. Desde então, contabiliza 269 repertórios, que somam mais de 779 apresentações, envolvendo cerca de 860 artistas, em 15 cidades, 30 teatros e público superior a 400.888 pessoas. O teatro fica na avenida Carlos Drummond de Andrade, 666, Centro.
Reportagem: Euclides Éder