Orientações para recolhimento sustentável de resíduos sólidos através da conteinerização
A Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) com a conteinerização do lixo, por meio de um projeto-piloto no Campestre, instalou 124 equipamentos de mil litros cada, em 64 pontos do bairro. O morador conta com dois reservatórios: o contêiner azul para os resíduos orgânicos, e o verde destinado aos recicláveis. Assim, o recolhimento dos materiais ocorre de maneira sustentável, sem reter os itens nas calçadas com acesso de animais ou como reservatório de água, além de beneficiar controle de odores e a mecanização.
A contribuição direta dos moradores é fundamental. Recomendações devem ser observadas com a finalidade de ampliar a vida útil dos equipamentos, bem como evitar transtornos nas ruas e na avenida Cauê. Os resíduos devem ser depositados sempre em sacos ou sacolas resistentes, bem amarradas, e sem qualquer rasgo, para evitar mau cheiro e a liberação de chorume no lixo orgânico. As tampas dos contêineres precisam permanecer sempre fechadas. Dúvidas esclarecidas através do 3833-4000 (WhatsApp) ou 3833-4010 (ligação).
A conteinerização é o processo de dimensionar e distribuir reservatórios de mil litros para resíduos orgânicos e recicláveis, nas vias públicas ou nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), instalados a cada 150 metros. Com isso, a coleta de lixo é adaptada, passando a operar de maneira mecanizada, pois o descarregamento é feito pelo próprio caminhão no sistema de bascular os depósitos modulares de piso da Itaurb. A alternativa reduz acidentes no trabalho, já que o coletor não precisa tocar os recipientes, pela automação do equipamento.
A redução com combustível é de 50%, além do melhor aproveitamento da frota, e consequentemente das equipes de trabalho. Para a população provoca autonomia no descarte, a qualquer momento do dia, sem precisar ser apenas no momento indicado, que antecede as equipes de recolhimento; facilita a organização e o controle da coleta; aumenta o quantitativo de resíduos recicláveis; protege os sacos de lixo; elimina a poluição visual; assim como, minimiza a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças.
Reportagem: Euclides Éder