Foto: Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação (SMS), realizará no mês de agosto, do dia 1° ao 31, o cadastramento para a educação Infantil, na pré-escola, ou seja, jovens estudantes de quatro e cinco anos. Considerando esse público alvo, serão crianças que vão completar idade até 31 de março de 2025, para ingressar no primeiro período. Já aos alunos de cinco anos completos, ou que farão até essa mesma data, serão inseridos no segundo período.

Não serão considerados os cadastros de crianças que já se encontram matriculadas na rede pública municipal de ensino, estes serão encaminhados automaticamente, de acordo com o endereço registrado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) ou, no caso de alunos já matriculados no primeiro período em 2024, que, prosseguirão na instituição onde estão estudando, desde que, as escolas que ofertem o segmento educacional.

Foto: Arquivo

O procedimento pode ser realizado pelos pais e responsáveis em qualquer escola da rede municipal, mesmo que, não ofereça o segmento. O atendimento será entre 8h e 16h, em dias úteis, de segunda-feira a sexta-feira. Os documentos necessários são: certidão de nascimento da criança, Cadastro de Pessoa Física (CPF) da criança se tiver, documento oficial de identidade do responsável legal, e fatura de serviços considerados comprovantes de endereço oficiais.

Segundo a SME, serão aceitas contas da Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig), do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), ou de empresas de telefonia, desde que em nome de um dos pais ou responsáveis. Ainda será necessário apresentar comprovante de cadastro e vacinação atualizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro onde reside, e informar diagnóstico de necessidades especiais, se houver.

Foto: Arquivo

Os documentos devem ser originais, por que nesta etapa, não será necessário apresentar cópias. Para comprovar o diagnóstico para os quadros educacionais especiais, o aluno será direcionado, mediante disponibilidade, a unidade mais próxima da residência, se não houver será para a próxima. Em novembro a listagem dos alunos será disponibilizada para consulta, para homologar a matrícula. Não haverá prorrogação de datas.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.