Ampliado combate as ligações clandestinas de energia elétrica
Foto: Arquivo
De janeiro a maio, a Cemig realizou mais de 146 mil inspeções em toda a área de concessão da companhia, que abrange 774 municípios. Estes serviços identificaram mais de 59 mil irregularidades. Somente no Leste de Minas Gerais, foram inspecionadas cerca de 15 mil unidades consumidoras durante o período, sendo que, em 3 mil desses serviços, foram constatadas irregularidades. A energia recuperada no Estado, neste caso, representa um valor de R$130 milhões.
No ano de 2023, a Cemig realizou mais de 378 mil serviços de inspeções em unidades consumidoras de todo o estado. Destas inspeções, quase 153 mil foram consideradas procedentes, a partir da constatação de irregularidades na medição. Em termos financeiros, a energia recuperada em 2023 representa cerca de R$ 310 milhões. Na região leste, no ano passado, foram realizadas mais de 41 mil inspeções, com aproximadamente 15 mil irregularidades comprovadas.
Foto: Arquivo
As irregularidades representam quase R$ 37 milhões. Em termos de energia, nesses 17 meses, a correção destas irregularidades representa uma recuperação de 440 GWh. Para se ter uma ideia, o montante é equivalente à produção da Usina de Três Marias, em 75 dias. Quando confirmadas as irregularidades, os responsáveis devem ressarcir a companhia em relação ao montante de energia consumida que não havia sido faturada, além de arcar com custos administrativos.
As consequências da ligação irregular podem ser não apenas financeiras, mas também criminais. “O furto de energia é crime previsto no Código Penal Brasileiro, pena de até oito anos de reclusão. O responsável ainda pode ser enquadrado no artigo de estelionato”, explica o gerente de recuperação da Cemig, Fábio Sapucaia. Para identificar suspeitas, a Cemig possui um Centro Integrado de Medição (CIM) no qual equipes especializadas realizam o monitoramento de nove milhões de consumidores.
Foto: Cemig/Divulgação
“Por meio a ferramenta é possível identificar, e em tempo real, qualquer anomalia no padrão de consumo de energia elétrica dos clientes, e desta forma, enviar equipes de campo para correção das irregularidades”, explica o gerente. “Além das ações de fiscalização e monitoramento, a Cemig também conta com a colaboração do consumidor, que pode denunciar suspeitas de fraude pelos canais de atendimento, como o telefone 116”, complementa Fábio Sapucaia.
Reportagem: Euclides Éder