Fonte: Reprodução Portal SMMA

Qualidade abaixo dos limites desejáveis

Nas últimas semanas, foi observado um aumento significativo nos níveis de partículas suspensas no ar, em Itabira. O nível atingiu valores superiores aos limites estabelecidos pela Deliberação Normativa  Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), publicada a dois anos. A Prefeitura de Itabira publicou nota técnica conjunta entre as Secretarias, de Meio Ambiente (SMMA), e Saúde (SMS).

A presença elevada de partículas finas e inaláveis, pode acarretar riscos à saúde, especialmente para grupos vulneráveis: crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias crônicas. De acordo com dados monitorados, os níveis ultrapassaram os padrões recomendados para a boa qualidade do ar, diante de condições climáticas desfavoráveis, e aumento de queimadas e incêndios florestais.

Foto: Arquivo

Toda a população pode apresentar alguns destes sintomas, e observar esses sinais é fundamental para buscar cuidados especializados: tosse seca, cansaço, falta de ar, ardor nos olhos, nariz e garganta. Além disso, grupos sensíveis podem ter agravamentos, como crises respiratórias (asma e bronquite), condições cardíacas preexistentes, e até a necessidade de atendimento médico emergencial devido aos sintomas.

Desta forma, os especialistas recomendam escolher ambientes fechados, o máximo possível, especialmente durante os horários de maior poluição de partículas suspensas; utilizar sempre que possível umidificador de ar em casa, para reduzir o clima seco; ingerir líquidos e manter medidas de hidratação constante; lavagem nasal com soro fisiológico; e manter portas e janelas fechadas, para minimizar a entrada de poluentes.

Foto: Reprodução Portal SMMA

Para as pessoas que praticam atividades físicas ao ar livre, evitar áreas próximas a fontes de poluição. As escolas do município foram orientadas a reduzir as aulas de educação física. É necessário monitorar os sintomas e, caso perceba agravamento, procurar auxílio médico imediatamente. Considere também optar pelo transporte público, evitando veículos particulares, para reduzir as emissões de poluentes.

Considerar o uso de máscaras filtrantes, ao sair de casa, para o público mais vulnerável. E ter atenção constante ao monitoramento da qualidade do ar fornecido pelo Portal do Meio Ambiente, seguindo orientações das autoridades de saúde, para se proteger durante este período de alta concentração de poluentes. Acesse o Portal do Ar e acompanhe o panorama de Itabira em tempo real. Clique aqui e veja.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.