Foco no cliente é uma das principais diretrizes do planejamento estratégico da Cemig
Dia do Cliente destacando ações que beneficiam a população
Com mais de nove milhões de consumidores, o que representa 20 milhões de pessoas, a Cemig aproveita o Dia do Cliente, celebrado neste sábado (15) para listar os principais benefícios que oferece à população mineira, presente nos 774 municípios que a companhia atende no Estado. Com o maior investimento da história da companhia em andamento, canais digitais modernos e ágeis, ampla rede de atendimento, além do Programa de Eficiência Energética, a Cemig procura manter a população bem informada dos seus direitos e deveres.
“Uma das empresas mais tradicionais, a Cemig está presente em todos os momentos na vida dos mineiros, desde o acionamento de uma lâmpada ou força motriz que impulsiona o desenvolvimento econômico. É importante que a população conheça os benefícios que a companhia está entregando para os clientes”, salienta Rosano Figueiredo, supervisor de relacionamento com clientes da Cemig. Atualmente, a Cemig executa o maior plano de investimento da história da empresa. O montante, de cerca de R$ 50 bilhões no período de dez anos.
Os recursos estão sendo aplicados majoritariamente em Minas Gerais, sendo que, do total previsto, R$ 33,2 bilhões serão investidos na concessão de distribuição, que atende 774 municípios mineiros. Até 2023, R$ 13,6 bilhões foram destinados e, somente no primeiro semestre de 2024, mais de R$ 2,4 bilhões foram empenhados na melhoria das instalações. Outro destaque é a construção de 200 subestações em dez anos, que vai ampliar em 50% o número dessas instalações que a Cemig havia levado 70 anos para implantar.
As novas instalações darão mais estabilidade e ampliar a oferta de energia, beneficiando mais de 20 milhões de pessoas. Outro desafio que o investimento pretende superar é conversão de redes elétricas rurais monofásicas em trifásicas. A modernização será realizada em 30 mil km de linhas. O setor de agronegócio será bastante beneficiado, o que deve contribuir para a geração de emprego e renda. A Cemig está ampliando sua presença digital e oferecendo cada vez mais possibilidades dos consumidores realizarem solicitações sem sair de casa.
Somente no primeiro semestre de 2024, a empresa realizou 66 milhões de atendimentos, sendo que 46 milhões digitais. Os clientes da companhia podem solicitar serviços por meio do Aplicativo Cemig Atende ou pelo portal Cemig Atende no site da empresa (www.cemig.com.br), além do aplicativo WhatsApp (número 31-3506-1160). Cerca de 1,4 milhão de clientes da Cemig são beneficiados pela Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e possuem descontos na conta de luz, que chegam a 65%.
Desde janeiro de 2022, famílias com direito a TSEE, quando identificadas pela distribuidora, são automaticamente cadastradas, sem a necessidade de solicitação pelo cliente. Somente no ano passado, os clientes da Cemig ao todo, tiveram descontos de R$ 405 milhões na conta, 26% de aumento se comparado a 2022. Na Região Metropolitana da capital, há 340 mil beneficiados, mas o potencial de clientes que podem ser contemplados e ainda não recebem o desconto pode somar mais 265 mil consumidores a esse benefício social.
Reportagem: Euclides Éder