Instituto ITI realiza formatura de 38 alunos, em três cursos de qualificação
Aconteceu nesta terça-feira (17) no salão do curso de Gastronomia Social do Instituto Igualdade e Transformação e Inovação Social (ITI), solenidade de entrega de certificados a 38 formandos de três cursos gratuitos de qualificação, realizados em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e Vale Verde (iniciativa privada). Familiares e convidados participaram do evento. O projeto Crescer Sustentável – Economia Criativa Júnior visa à formação continuada de aprendizagem assistencial, cultural, e econômica, além da educativa.
O público alvo da qualificação é atender jovens em situação de vulnerabilidade social. O curso de Gastronomia Social Júnior empodera adolescentes de 15 a 17 anos, para vivenciarem teoria e prática, em atividades na cozinha, em confeitaria, panificação e manipulação de alimentos. Web Design é nova exigência de mercado para se criar app, sites e blogs, que podem ser usados no e-commerce, ou na divulgação de empresas. O formando em audiovisual está apto a filmar e editar mídias, para plataformas sociais, como ferramenta para ampliar horizontes no concorrido mercado digital.
Desde a sua criação, quase 140 estudantes foram capacitados pela iniciativa liderada pelo Instituto ITI. Para essa 5ª turma de Gastronomia Social Júnior, e 2ª de Web Design e audiovisual foram usados recursos do Fundo Nacional da Criança e do Adolescente (FNCA), através do termo de fomento 097/2022, além do apoio da iniciativa privada. “É muito gratificante saber que estamos fazendo a diferença na vida destes jovens”, comemora Rodrigo Bernardi, presidente do ITI. Os professores também participaram da formatura: Wistanley Oliveira, Esdras Vinícius e Leandro Lélis.
Reportagem: Euclides Éder