Itabira: campanha “Outubro Rosa” terá como lema “de janeiro a janeiro”
Estamos no mês de conscientização ao câncer de mama, o “Outubro Rosa”, devido à doença que mais causa mortes nas mulheres brasileiras. Em Itabira, uma série de atividades está sendo realizada, e de forma descentralizada, nas Unidades de Saúde da Família (UBS). O lema escolhido foi ” de janeiro a janeiro”, como forma de demonstrar que a prevenção deve durar os doze meses do ano. Algumas UBS já determinaram sua programação.
UBS Amazonas: com atendimento em horário estendido até às 19h, nos dias 17, e 31 (também ocorreu dia três), para coleta de citologia, também conhecida como exame citopatológico ou papanicolau. UBS Areão: demanda livre para o procedimento em todas as quintas-feiras, para solicitação de mamografia nos cinco dias da semana. As Unidades atuam de maneira híbrida, atendendo a comunidade dos dois bairros. O encerramento será com encontro na praça do Areão.
UBS João XXIII/Machado: todas as quintas com demanda livre para colher material para investigação e exames de imagem das mamas. USB Água Fresca/Juca Batista: no dia cinco ocorreu o “sábado rosa” com café com as mulheres. Todas as quintas-feiras ocorre atendimento sem marcação, para coleta de material, e solicitação de exames, para encaminhamento ao atendimento especializado em mastologia, se necessário.
UBS Senhora do Carmo: bate papo nas comunidades através dos pontos de encontro, além do aumento da oferta de exames preventivo. UBS Um e Dois do bairro Pedreira: sábados rosas nos dias 19 e 26, com coleta de material, agendamento de mamografia e avaliação odontológica, semanalmente às quintas-feiras de outubro, até às 18h. As mamografias de rastreio são indicadas para a faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS): 50 a 69 anos, ou com histórico familiar da doença.
UBS Fênix: todas às quintas rosas até dia 31 de outubro, café com o doutor, e aula “Rit Box” na praça do Campestre. Os eventos ocorrem em duas quintas-feiras da campanha, com atendimento livre em duas datas: dias 10 e 24, quando será realizada a tarde da saúde da mulher. UBS Bethânia: todas as quintas-feiras haverá demanda livre para exames preventivos. No dia 24, ocorre a oficina de conscientização sobre o câncer de mama, além da oficina de artesanato.
UBS Major Lage: atendimento especial ocorrendo em todas as terças-feiras do mês, com acolhimento por demanda livre, ou seja, sem marcação prévia, para solicitação dos exames de prevenção. Dia 15, ocorre à conscientização sobre o câncer, orientação para o autoexame de mama correto, e oferta de auriculoterapia, a técnica que estimula pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar problemas físicos, mentais e emocionais.
UBS Gabiroba (de Cima): no dia 16 uma enfermeira do grupo de apoio terapêutico, vai abordar o tema “câncer de mama”. Na data seguinte (17), e no dia 24, roda de conversa para as mulheres com o médico de referência, às 17hs. Haverá também solicitação de mamografias todos os dias da semana, através do atendimento da equipe de enfermagem. As segundas rosas serão na Unidade Gabiroba Um; e as quintas rosas na USB Gabiroba Dois.
UBS Santa Ruth/Santa Marta: as atividades iniciaram dia dois de outubro. Estão sendo organizados grupos operativos e reflexivos, além das rodas de conversa para as mulheres atendidas pela Unidade. Nesta terça-feira (8) ocorreu sala de espera com a equipe de enfermagem, e no dia 16, uma psicóloga referência realiza atendimento. Para saber mais, o paciente deve recorrer a UBS de seu território através do telefone, ou verificar as redes sociais.
Reportagem: Euclides Éder