Foto: Compdec/Prefeitura de Itabira

Contatos: 199 e 3938-2147 (7h às 17h), ou 98294-6273 (plantão)

O grupo de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (GGIRD) coordenado pela Coordenadoria Municipal de Proteção de Defesa Civil (Compdec) de Itabira se reuniu quinta-feira (17) para dar início ao planejamento de ações com foco no período chuvoso. Seguindo o Plano Municipal de Contingência (Plancon), publicado pela gestão municipal em 2023, o grupo tem como objetivo reunir os principais atores capazes de mitigar os impactos causados pelas tempestades, como enchentes, alagamentos e deslizamentos.

Foto: Compdec/Prefeitura de Itabira

Depois de enfrentar o maior período de estiagem da história, a cidade precisa se preparar para possíveis riscos que acompanham esta época do ano. Com cronograma anual, o GGIRD reúne secretarias municipais, Polícia Militar (PM), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Companhia Energética do Estado de Minas Gerais (Cemig), 6º Pelotão do Corpo de Bombeiros, Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Nilma Macieira. Foto: Compdec/Prefeitura de Itabira

De acordo com a coordenadora da Compdec, Nilma Macieira, foi atualizado o mapeamento e reconhecimento das áreas de risco, além de planejar ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação a possíveis desastres. “Há uma logística para que o grupo funcione no período de chuva caso necessário. Sabemos o que deve ser feito em cada situação considerando o nível de alerta: verde, amarelo, laranja e vermelho, em que o verde é nível brando de atenção e o vermelho alto grau de alerta”.

Foto: Compdec/Prefeitura de Itabira

Ela afirma que o gerenciamento de desastres é muito importante já que usa das diretrizes administrativas, organizações e capacidades operacionais para garantir a segurança da população. “Seguimos implementando estratégias e políticas para lidar com situações adversas, além de articular as forças, recursos e sensibilizar a comunidade”, completa. O monitoramento de alerta é feito pela Compdec em todo momento para mitigar os riscos e os danos causados à população em caso de desastres.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.