Ex-discente da Unifei de Itajubá recebe prêmio Jovem Talento do Instituto Oswaldo Cruz
Hugo Azevedo. Crédito: Divulgação/Dino
O professor e pesquisador Hugo José Coelho Corrêa de Azevedo, ex-aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi reconhecido com o prêmio Jovem Talento do Instituto Oswaldo Cruz, em setembro. O discente colou grau em 2016 e, atualmente, trabalha na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ele também é doutorando no programa de Ensino em Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), no qual desenvolveu um método inovador de alfabetização.
A ferramenta utiliza a fauna brasileira como ferramenta central, integrando temas ambientais ao processo de ensino. O método, que já foi implementado em turmas do 2º ano do ensino fundamental, envolve atividades como a criação de um alfabetário cooperativo com nomes de animais brasileiros e a produção de textos sobre espécies ameaçadas. “Em um século de emergências climáticas e crises ambientais, precisamos formar cidadãos conscientes,” afirma.
“A fauna brasileira é riquíssima demais para ser negligenciada no processo de alfabetização”, acrescenta o professor e pesquisador. O ex-aluno da Universidade também reconheceu a qualidade e o profissionalismo da equipe gestora e dos docentes da Escola Municipal Alice do Amaral Peixoto, que desde o início apoiaram sua iniciativa. “A proposta tem despertado o interesse de educadores e especialistas, sendo considerada uma importante contribuição tanto para a educação quanto para o debate sobre a preservação ambiental,” finaliza.
Reportagem: Euclides Éder