Crédito: Agência de Comunicação Organizacional do 26º BPM

Na sexta-feira (1º) a Polícia Militar desencadeou a “Operação Itabira Tranquila” que visitou vários pontos considerados de incidência criminal recorrente. Nestes locais, ocorrem furtos, agressões, disparos de armas de fogo, tráfico de drogas e comumente a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Participaram os agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude, membros da Vigilância Sanitária, fiscais do setor de Posturas Municipais, agentes da Superintendência de Transportes e Trânsito “Transita”, militares do Gepmor (Grupamento Especial para Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida), e da 83ª Cia Tático Móvel.

Crédito: Agentes de Proteção da Vara da Infância e Juventude de Itabira

Toda a operação foi coordenada pelo tenente Fabrício Drummond. Os bairros alvos da fiscalização foram: Bela Vista, Campestre, Pedreira, Jardim das Oliveiras, João XXIII, Major Lage de Baixo (Caminho Novo), Conceição, e Cônego Guilhermino. Foram vistoriados bares, trailers, distribuidoras de bebidas, praças públicas, e casas noturnas (zonas boêmias/strip-tease). Atuaram sete Agentes de Proteção da Infância e Juventude, dois membros da Vigilância Sanitária, sete fiscais do código de posturas, três militares da equipe tática, três policiais do Gepmor, e outros seis da 83ª Cia.

Crédito: Agentes de Proteção da Vara da Infância e Juventude de Itabira

“Foi lavrados autos de infração, retirado mercadorias impróprias, notificados e orientados cada estabelecimento comercial, explicado a população que frequentava os locais, conferido documentos e possíveis mandatos de apreensão, conferido documentos de veículos, e busca pessoal. Foram entregues cartazes informativos a serem afixados em locais visíveis sobre a proibição da venda de bebidas alcoólicas e derivados de tabaco para menores de 18 anos”, disse Edson do Carmo Taveira “Edinho Caratê”, coordenador dos agentes de proteção da Vara da Infância e da Juventude da comarca.

Crédito: Agentes de Proteção da Vara da Infância e Juventude de Itabira

“Esta operação tem como objetivo primordial a manutenção da ordem e a prevenção de crimes, visando restaurar a sensação de segurança da população. Durante a operação, serão realizadas vistorias e abordagens em estabelecimentos comerciais de Itabira, com o intuito de coibir atividades ilícitas que têm comprometido a tranquilidade da comunidade. As ações focaram em áreas frequentemente denunciadas como locais utilizados para a prática de crimes, com intensificação do patrulhamento ostensivo e a aplicação de medidas administrativas cabíveis em caso de infrações constatadas”, cita nota do 26º Batalhão de Polícia Militar.

Crédito: Agentes de Proteção da Vara da Infância e Juventude de Itabira

Ações como essa visam garantir o direito de ir e vir, reforçando a importância das denuncias como ferramenta de participação popular no sistema de segurança pública, dever das instituições, e missão de todos. “Inúmeros clientes e pessoas que visualizaram os trabalhos elogiaram e aplaudiram o trabalho desencadeado pela PM, e os órgãos de fiscalização. O trabalho também era para coibir o denominado ‘rolezinho de motos’, o ruído excessivo dos escapamentos das motocicletas, som automotivo, ocupação irregular de veículos em passeios e calçadas. A equipe policial estava de posse de etilômetro para usar, se necessário”, finaliza Edinho Caratê.

Reportagem: Euclides Éder

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.